No mês de setembro, a HM Engenharia realizou mais uma edição do projeto Plantando o Futuro, reafirmando seu compromisso com...
A escolha das cores de cozinha são uma decisão importante – e também podem ser um passatempo delicioso, para quem gosta de decoração. Afinal, passamos muito tempo nesse cômodo e sabemos que as cores podem afetar o humor e a sensação geral dentro do ambiente.
Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a escolher as cores de cozinha certas para deixar seu cantinho cheio de charme. Vamos lá? São cinco dicas simples, mas bem interessantes.
1 – Pense no estilo e depois defina as cores de cozinha
Esse é o primeiro passo para acertar. Se você tem uma cozinha tradicional, pode optar por cores mais suaves e clássicas, em paletas que puxem mais para os tons pastéis. Já para cozinhas modernas, vale a pena apostar em cores mais brilhantes e ousadas. Isso vai tornar seu ambiente mais autêntico e mais capaz de traduzir mais a personalidade do dono.
2 – Iluminação faz diferença nas cores de cozinha
Considere a iluminação. A luz natural e artificial pode afetar a forma como as cores de cozinha são percebidas. Verifique também como as cores mudam em diferentes momentos do dia, antes de tomar uma decisão. Se a cozinha possui uma iluminação mais natural ou se existe um projeto de iluminação – tudo isso impacta no resultado final.
3 – Invista em cores de cozinha que te agradem
Lembre-se de que é a sua cozinha e você deve escolher as cores que tenham a ver com que façam você se sentir bem. Se você ama azul, por exemplo, considere adicioná-lo como uma cor de destaque.
4 – Cores de cozinha em camadas vão muito bem
Uma dica de ouro é usar cores em camadas. Em vez de escolher apenas uma cor principal, use várias da mesma paleta para adicionar profundidade e interesse visual. Isso também pode ser feito através da escolha de cores complementares ou contrastantes.
5 – Considere o tamanho da cozinha
Cozinhas menores podem se beneficiar de cores mais claras e mais luminosas para fazer o espaço parecer mais aberto e maior. Cozinhas maiores podem ser mais flexíveis e permitir cores mais escuras ou ricas. Ou seja, definir as cores de cozinha também passa por uma análise sobre o tamanho do ambiente.
Lembre-se de que não há uma resposta única para escolher cores de cozinha. Então use estas dicas como um guia e escolha as cores que mais lhe agradam e que combinam com você e com sua casa.
Foto: Freepik