Cinco ideias para escolher cores de cozinha

Escrito 20/04/2023

A escolha das cores de cozinha são uma decisão importante – e também podem ser um passatempo delicioso, para quem gosta de decoração. Afinal, passamos muito tempo nesse cômodo e sabemos que as cores podem afetar o humor e a sensação geral dentro do ambiente. 

Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a escolher as cores de cozinha certas para deixar seu cantinho cheio de charme. Vamos lá? São cinco dicas simples, mas bem interessantes.

 

1 – Pense no estilo e depois defina as cores de cozinha

 

Esse é o primeiro passo para acertar. Se você tem uma cozinha tradicional, pode optar por cores mais suaves e clássicas, em paletas que puxem mais para os tons pastéis. Já para cozinhas modernas, vale a pena apostar em cores mais brilhantes e ousadas. Isso vai tornar seu ambiente mais autêntico e mais capaz de traduzir mais a personalidade do dono.

2 – Iluminação faz diferença nas cores de cozinha

 

Considere a iluminação. A luz natural e artificial pode afetar a forma como as cores de cozinha são percebidas. Verifique também como as cores mudam em diferentes momentos do dia, antes de tomar uma decisão. Se a cozinha possui uma iluminação mais natural ou se existe um projeto de iluminação – tudo isso impacta no resultado final.

 

3 – Invista em cores de cozinha que te agradem

 

Lembre-se de que é a sua cozinha e você deve escolher as cores que tenham a ver com que façam você se sentir bem. Se você ama azul, por exemplo, considere adicioná-lo como uma cor de destaque.

 

4 – Cores de cozinha em camadas vão muito bem

 

Uma dica de ouro é usar cores em camadas. Em vez de escolher apenas uma cor principal, use várias da mesma paleta para adicionar profundidade e interesse visual. Isso também pode ser feito através da escolha de cores complementares ou contrastantes.

 

5 – Considere o tamanho da cozinha

 

​​Cozinhas menores podem se beneficiar de cores mais claras e mais luminosas para fazer o espaço parecer mais aberto e maior. Cozinhas maiores podem ser mais flexíveis e permitir cores mais escuras ou ricas. Ou seja, definir as cores de cozinha também passa por uma análise sobre o tamanho do ambiente.

Lembre-se de que não há uma resposta única para escolher cores de cozinha. Então use estas dicas como um guia e escolha as cores que mais lhe agradam e que combinam com você e com sua casa.

 

Foto: Freepik

Veja também