Dia das Mães: engenheira civil e cliente da HM contam suas experiências maternas 

Escrito 06/05/2022

Dia das Mães: engenheira civil e cliente da HM contam suas experiências maternas 

 

06/05/2022 

Por Fernanda Ribeiro, da FSB 

 

Neste domingo, 8 de maio, é celebrado o Dia das Mães. Comemorada sempre no segundo domingo de maio, a data foi oficializada no Brasil em 5 de maio de 1932, na gestão do então presidente Getúlio Vargas, para reconhecer o amor e dedicação incondicionais dessas mulheres que fazem malabarismo com o tempo e mesmo em dias tão corridos e atribulados estão presentes em cada momento das nossas vidas, dando suporte, carinho, exemplo, cuidando da educação, da saúde. 

Na HM, trabalhamos com a realização de sonhos. Entre eles, o sonho das mães – cada uma com sua história – em ter uma casa confortável e acolhedora para a família. Como é o caso de Audria Ribeiro Palmonari, de 40 anos, mãe do casal Isaque, de 14 anos, e Isadora, de 12. Quando criança, o seu pai sempre a dizia que um dia eles teriam um lar muito bonito e aconchegante, despertando o maior sonho da vida da Audria.  

Com muito esforço e dedicação no trabalho, Audria recentemente realizou o seu sonho de conquistar sua casa própria com a HM. “Usei a minha fé e a minha força para trabalhar bastante e realizar esse sonho com o meu marido para proporcionar isso aos meus filhos”, afirmou.  

Quando os filhos da Audria eram pequenos, ela passou por grandes desafios ao conciliar a maternidade com a profissão. Não passava o tempo que gostaria com as crianças e notou o quanto isso era ruim para ela e para eles. “Decidi diminuir a intensidade do meu trabalho, ter um ritmo mais leve para estar com os meus filhos. É preciso ter tempo para eles, a presença dos pais é fundamental na estrutura deles. São essas pequenas coisas, como dar atenção e carinho, que fazem a diferença”, contou. 

E, para realizarmos esses sonhos, nós contamos com o trabalho de grandes profissionais que também são mães. Andréia de Oliveira Santos, de 36 anos, é engenheira civil na empresa e mãe de Theo Gabriel, de 2 anos. Ela é uma das cerca de 216 mil mulheres que trabalham no setor de Construção Civil, segundo dados de 2020 do Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho. Em um ambiente historicamente masculino, ela iniciou a carreira na HM como assistente de qualidade, ainda em São Paulo. Quando a obra foi finalizada, recebeu um convite para trabalhar em Hortolândia, no interior de São Paulo, como analista de qualidade. Ela aceitou e neste período descobriu que estava grávida. “Levei um grande susto. Fiquei muito ansiosa com os cuidados do Theo e tive que me adaptar e me dividir entre o trabalho e ser mãe”, contou. 

Quando está com o filho, Andréia procura esquecer o trabalho e as preocupações, fica focada exclusivamente na atenção que dá para ele, além de organizar a sua rotina. Hoje ela faz planos de estudo e se adapta à rotina de alimentação, escola e cuidados com o Theo.  

“Para mim ser mãe é como percorrer um caminho todos os dias repleto de várias emoções e cheio de desafios, de ensinar, educar, desenvolver, estimular, corrigir, aprender juntos e, principalmente, amar”, disse Andréia.   

Dedicamos nossa homenagem a todas as mães, sejam elas nossas clientes ou funcionárias. Obrigada por nos darem o maior presente de todos: a vida!  

 

Feliz Dia das Mães! 

 

#FelizDiaDasMães #HMEngenharia #PilarPessoas #EngenheirasDaVida 

 

Foto: Freepik

Veja também