#DicaDaHM: Como refrescar a decoração da sua casa para este verão

Escrito 20/01/2023

O verão está só começando, mas os próximos meses prometem ser de bastante calor e umidade, como já é de praxe do nosso país tropical. Para garantir o conforto e frescor do seu lar, por que não aproveitar a oportunidade para refrescar a decoração de casa? 

A seguir, confira 4 dicas da HM Engenharia para tornar a sua rotina ainda mais agradável nesta estação!

 

  • Aposte em materiais leves e naturais

 

Das cortinas às almofadas, sofás e roupas de cama: prefira materiais naturais para compor a sua decoração, como o linho e algodão, que não esquentam tanto quanto tecidos mais grossos, caso da lã e camurça. Quanto mais leve, melhor para o verão! 

Além disso, é interessante escolher também cores claras, como tons pastéis de amarelo, azul e verde. O branco, é claro, é um clássico desta estação, e suas variações em off white, clara de ovo e creme também caem bem!

 

 

  • Invista em estampas alegres

 

Como o restante da casa já está em tons leves e claros, vale optar por estampas mais coloridas e alegres. Cores vivas como vermelho, amarelo e laranja são a cara do verão, enquanto estampas de flores e folhagens alegram o ambiente.

Capas de almofada, lençóis e papéis de parede são algumas opções simples e práticas para incluir cores e estampas, além de acessórios como quadros, vasos e sousplats ajudarem a compor ainda mais o lar.

 

  • Opte por iluminação e ventilação naturais

O verão, por si só, já é uma temporada muito quente. Somado às chuvas tropicais, as casas ainda tendem a ficar úmidas e abafadas, causando desconforto e, é claro, ainda mais calor. 

Para evitar isso, aproveite ao máximo a iluminação e ventilação naturais de sua casa. Mantenha as janelas e portas abertas, criando uma atmosfera mais agradável com o ar puro circulando pela casa.

#FicaADica: à noite, para manter essa refrescância mesmo com as portas fechadas, vale investir em um difusor de óleos essenciais. Assim, você garante o frescor e qualidade do ar, além de adicionar um cheiro gostoso à casa.

 

 

  • Cultive plantas e flores

 

Depois da primavera, o verão é a melhor época do ano para se criar plantas e flores. Os botões se abrem e as folhagens ficam mais verdes, sem falar nas suculentas, que desandam a crescer neste clima tropical.

Analise bem o seu espaço e escolha espécies que se adaptem ao ambiente que você tem em casa. Existem plantas que precisam de muito sol, outras de sombra e algumas de meia-sombra, por isso, pesquise antes de comprá-las. Não esqueça de regá-las abundantemente também, já que o calor excessivo pode ressecar suas raízes e caules. 

 

Foto: Freepik

Veja também