#DicaDaHM: descubra como poupar dinheiro na hora de reformar sua casa

Escrito 20/11/2022

Realizar o sonho da casa própria já é bom, mas poder reformar e decorar a casa toda é melhor ainda. Por isso, é importante se atentar a alguns detalhes para evitar estresse e desperdícios. 

Por isso, a HM Engenharia selecionou 4 dicas para você poupar dinheiro e tempo, evitando gastos excessivos na reforma do seu lar.

 

  • Faça um planejamento 

 

Primeiro de tudo, saiba exatamente o que você pretende reformar. Um planejamento com cronograma detalhado ajuda a reduzir o risco de gastos extras e diminuir atrasos – nada que uma planilha de organização não resolva.

Ao planejar a sua reforma, busque dividir o processo em etapas para controlar melhor o gasto de tempo e dinheiro em cada fase da obra. Caso alguma coisa saia fora do planejado, você consegue perceber e mudar.

 

 

 

  • Defina um limite de gastos

 

Antes de colocar o martelo para trabalhar, defina um limite de gastos para que os custos da obra não saiam do controle. Pesquise preços de materiais e profissionais, faça orçamentos e negocie.

Leve em consideração os gastos extras, como água e luz, que podem ser custos surpreendentes. Portanto, avalie a sua capacidade de pagamento, para garantir que você consiga pagar um certo valor todo mês sem ficar endividado ou com o orçamento muito apertado. O ideal é ter uma reserva financeira especialmente para a obra antes de começar.

 

 

  • Prepare-se para imprevistos

 

Nada é mais certo em uma obra do que os imprevistos. Pode ser algo pequeno, como a quebra de um azulejo, atraso da marcenaria, ou algo maior, como um cano d’água perfurado. De qualquer forma, é bom estar preparado, psicológica e financeiramente também. 

 

  • Mantenha a obra limpa e organizada

 

Pode parecer bobo, mas limpeza e organização são de extrema importância na  hora de poupar gastos. Uma reforma bagunçada é garantia de que vão sumir pregos, martelo, parafuso… 

Claro, você não precisa ficar passando aspirador na obra ou fazer uma faxina toda semana, basta manter as ferramentas e materiais guardados sempre no mesmo lugar após o uso.

 

Veja também