Em clima de Páscoa

Escrito 28/03/2021

O cheirinho de chocolate não nos deixa dúvidas: a Páscoa já está quase aí! É difícil encontrar quem não goste dessa época do ano. Afinal, é um momento em que as famílias se unem para confraternizar com muita alegria e boa comida.

Embora na cultura ocidental a data seja quase tão marcante quanto o Natal, nem sempre ela recebe a mesma atenção na decoração. Mesmo assim, com tantos significados e símbolos, é possível fazer coisas bem criativas em casa. Principalmente na mesa em que são servidas as refeições comemorativas à data. Se você está pensando em fazer algo diferente no almoço da sexta-feira santa e no domingo de Páscoa, prepare seus ovos e coelhinhos que temos algumas dicas para compartilhar. Vamos deixar seu HM lindo!

Climinha bom: Aqui no Brasil, comemoramos a Páscoa no outono. Esteticamente, trata-se de uma estação bastante charmosa. Então, que tal aproveitar e incorporar elementos outonais à sua decoração? Tons pastéis de verde e alguns detalhes amadeirados podem ficar lindos em arranjos para serem colocados no rack da sala ou em alguma estante. Olhe só que legal:

Nem só de chocolate: Os ovos são um dos principais símbolos da Páscoa. Abril mal começa a se aproximar e os supermercados já erguem seus corredores repletos de chocolate. Quando isso acontece, é quase impossível controlar as crianças. Tudo bem, vai: é difícil de nos controlar também. Ninguém resiste ao cacau. Mas você conhece o real significado do Ovo de Páscoa? Na verdade, eles são uma tradição milenar que antecede o cristianismo. Por representarem a fertilidade e o renascimento da vida, alguns povos tinham o costume de celebrar o fim do inverno trocando ovos para depois enterrá-los com o objetivo de conseguirem uma boa colheita. Depois de Cristo, a tradição manteve-se por carregar o simbolismo do renascimento. Foi só muitos séculos depois, nas pâtisseries francesas, que alguém teve a [brilhante] ideia de inserir o chocolate nessa história toda.

Bom, mas já que o significado dos ovos vai muito além da gostosura, que tal incorporá-los em sua decoração? Uma ideia bem legal é transformá-los em pequenas velas enfeitadas. Olha só como pode ficar lindo:

Ou, ainda, você pode trabalhar com cestas, flores e ovos coloridos. Basta escolher a cor de que mais gostar e usar sua criatividade. Que tal rosa?

 

O que que há, velhinho? Não dá para esquecer deles: os coelhos! Trata-se de outro símbolo que é a cara da Páscoa e que as crianças adoram! Tão fofinhos! Ninguém entende muito o motivo de o coelho ser um dos representantes máximos da data. “Por que não uma galinha?”, é uma pergunta que as pessoas fazem frequentemente. Bom… O motivo é o mesmo do ovo. Fertilidade. Os coelhos se reproduzem em grandes ninhadas. Para muitas culturas, esses animais representavam a renovação da vida. No contexto cristão, eles trazem indiretamente a ideia da ressurreição. Em nossas festividades, usá-lo como decoração é fácil! Há várias pelúcias que podemos comprar para deixar em cômodos específicos de nossas casas. No entanto, é possível tentar algo mais lúdico e artesanal com papel e outros apetrechos. Além de ser uma decoração manual divertida para fazer com a família, o resultado pode ficar incrível!

 

 

Para comer com os olhos: Pensou em comida de Páscoa, não tem jeito: pensou em bacalhau! Por mais que o peixe seja tradição da sexta-feira santa (afinal, a carne vermelha é evitada) no domingo as famílias também apostam na receita. Nossas raízes portuguesas falam mais alto! Para servir um prato tão especial quanto o bacalhau, nada mais justo que preparar uma mesa linda. Aposte na paleta de cor certa! Além de usar os tons outonais de que falamos, as cores claras e pastéis também podem ficar um arraso. Veja:

 

E aí, gostou das dicas? Você e sua família costumam decorar a casa para a Páscoa ou possuem alguma tradição especial? Conte pra gente nos comentários! Aproveite para nos seguir nas redes: estamos no Instagram, Facebook e Pinterest.

A HM Engenharia deseja a todos uma Páscoa cheia de confraternização, alegria e, claro, chocolate!

 

 

Veja também