Entenda o que é cultura organizacional e quais os seus benefícios

Escrito 20/03/2023

Se você se interessa por assuntos do mundo dos negócios, certamente já escutou o termo “cultura organizacional”. Mas talvez não tenha muita certeza do que ele significa na prática. Afinal, há tantos jargões circulando no universo corporativo e de tempos em tempos surgem novos que se somam aos anteriores. Por esse motivo, vamos explicar direitinho neste post o que significa a cultura organizacional e como é possível aprimorá-la.

 

O que significa cultura organizacional?

Cultura é o conjunto de valores, comportamentos, normas, crenças, hábitos, tradições, conhecimentos e experiências de um grupo. Sendo assim, a cultura organizacional envolve todos os valores compartilhados pelos colaboradores – o que torna a empresa única entre tantas outras organizações existentes no mercado como um todo. Ela pode ser definida como o “jeito de ser” da empresa e é essencial para motivar seus colaboradores a se diferenciar da concorrência. 

 

Benefícios de ter uma boa cultura organizacional

 

A cultura organizacional é o caminho para que uma companhia conte com um time engajado e alinhado aos seus propósitos. Ela faz o ambiente de trabalho ser propício ao crescimento porque leva as pessoas a compreenderem que fazem parte de um todo, e assim os resultados tornam-se um objetivo comum. A partir de uma cultura organizacional forte, as pessoas passam a ser muito mais participativas e produtivas – mesmo porque ela está presente desde o processo de recrutamento e seleção até a avaliação individual.

 

Construindo uma cultura organizacional

 

E por onde começar a construir uma cultura organizacional que faça sentido para um negócio?

O primeiro passo é entender sua missão, visão e valores, crenças, ritos e atividades. Com isso em mente, uma empresa tem a base para construir uma cultura organizacional que corresponda à sua identidade. Mas o mais importante é não deixar esses valores resumidos a um documento. 

A cultura organizacional de uma companhia deve se fazer sempre presente. Clareza é fundamental para o envolvimento de todos os departamentos. Cada novo colaborador deve ser informado sobre sua cultura organizacional e o que se espera dele dentro desse contexto. 

Só assim é possível garantir que os colaboradores compreendam os hábitos e comportamentos que estão de acordo com as características que a empresa valoriza.

 

Gostou desse post? Então, continue acompanhando nosso Blog 😉

 

Foto: Freepik

 

Veja também