Exercício e qualidade de vida no seu HM!

Escrito 20/03/2019

Criar uma rotina de atividades físicas pode não ser a tarefa mais fácil do mundo. Os compromissos do dia a dia às vezes atrapalham os nossos planos – temos de trabalhar, estudar, cuidar dos filhos… e isso demanda tempo! Mas os benefícios com certeza valem o investimento.

Com a prática regular de exercícios, o nível de neurotransmissores responsáveis pelo bom humor aumenta junto da produção de endorfina – hormônio que aumenta a sensação de bem-estar. Com isso, a tensão muscular e o nível de estresse despencam. São mudanças importantes, que podem prevenir depressão, ansiedade e nervosismo e promover a nossa autoconfiança e produtividade. Resumindo, os exercícios promovem uma vida com mais saúde e sorrisos!

Então, por que não aproveitar o espaço fitness do seu HM para criar uma rotina de exercícios? Você não precisará pagar por uma academia, o deslocamento não será problema e o horário se torna mais flexível. “Pensamos em sempre criar espaços agradáveis e confortáveis para os usuários. São ambientes abertos, com ótima circulação de ar, sombreamento e destinados a atividades para diversas idades e modalidades”, conta Renata Ortiz, Gerente de Arquitetura da HM Engenharia.

Confira algumas dicas abaixo para aproveitar o espaço da melhor maneira. Vamos nos exercitar!

Antes de tudo…

Faça um checkup no médico e consulte um personal trainer. A avaliação médica pode encontrar possíveis restrições de exercício ao analisar seu estado de saúde e desempenho físico. Já o personal trainer também pode fazer uma avaliação física completa e te recomendar os melhores exercícios para começar.

Beba água e se alimente!

A água é essencial para a vida, e com os exercícios não é diferente. Beba antes, durante e após os treinamentos, pois ela ajuda na absorção de nutrientes importantes e contribuiu para o funcionamento do nosso corpo em geral – afinal, mais de 70% dele é composto por esse elemento.

Outra dica importante é nunca fazer exercícios em jejum ou depois de comer muito. Procure alimentos ricos em carboidratos complexos, que têm digestão mais lenta e diminuem os nossos índices glicêmicos – pães integrais, batata doce, frutas, iogurte integral e cereais são ótimas opções.

Depois de um exercício físico intenso, o nosso organismo absorve os nutrientes mais rapidamente, por isso alimentos ricos em proteína, que ajudam na recuperação dos músculos, e pouco gordurosos, é claro, são os mais recomendados. Peito de frango, peixe e queijo branco são boas opções. Para melhorar os resultados também é recomendável consultar um nutricionista.

Com que roupa eu vou? ♪

Devemos nos vestir adequadamente para cada ocasião. A regra também vale para o mundo dos exercícios. Para melhorar seu desempenho no espaço fitness, tecidos leves, estilo Dry Fit, são ótimas pedidas, pois absorvem a nossa transpiração e são mais confortáveis. Também use um tênis com bom amortecimento para prevenir lesões e diminuir o impacto das corridas.

Vai se exercitar? Precisa se alongar!

Um bom alongamento ajuda na prevenção de lesões e dores musculares após os exercícios. Sua função é “aquecer” os nossos músculos e prepará-los para o que está por vir.

Faça um treino gradual

Nada de chegar pegando o máximo de peso que você aguenta! Você pode se machucar. O ideal é começar com exercícios simples, com carga e repetições reduzidas – só com o tempo que se deve aumentar. Com a esteira é a mesma coisa: comece com caminhadas e aumente o ritmo pouco a pouco, até que consiga correr e melhorar seu desempenho diariamente. Um personal trainer pode te indicar os melhores caminhos.

De quanto em quanto tempo?

A frequência de exercícios deve ser definida de acordo com a intensidade de cada sessão. Se houver dor muscular no dia seguinte, por exemplo, é melhor priorizar o descanso naquele dia.

Também devemos intercalar os exercícios de cada grupo muscular, pois eles precisam de 48 horas de repouso para se recuperar totalmente e serem trabalhados novamente.

Amigo estou aqui

Fazer exercícios acompanhado é sempre a melhor opção. Seja para botar a conversa em dia, ter uma ajudinha em alguns exercícios e até para ganhar mais motivação, ou por uma questão de segurança, já que se acontecer alguma emergência, alguém estará ao seu lado.

E então, vamos lá?

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