Faça você mesmo: saiba como realizar pequenos reparos em casa com segurança

Escrito 20/03/2020

A todo momento, deparamos com a necessidade de realizar reparos em casa, não é mesmo? É normal que isso aconteça, pois o tempo e o uso fazem com que móveis, eletrodomésticos e pintura se desgastem.

Uma boa parte dos consertos domésticos pode ser realizado pelos moradores, não importa o gênero. No entanto, tudo isso toma um tempo que, muitas vezes, não se tem. Então, os problemas vão se acumulando. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a realizar esses pequenos reparos sem ajuda de profissionais.

A colocação do papel de parede é ótima para renovar os ambientes. Este é um trabalho minucioso, mas que pode ser colocado no estilo faça você mesmo. Para essa reforma, é importante levar em consideração que existem dois tipos de papel de parede: com camada de tinta vinilizada ou de PVC. O papel de parede é aplicado com cola específica. Normalmente, as embalagens trazem as instruções para cada caso, confira.

Já os furos deixados pelos pregos, após a retirada de objetos suspensos, podem ser reparados com massa corrida. Você só precisará de uma espátula para fazer a aplicação e depois de seco passar uma lixa fina para igualar a área.

Trocar a lâmpada, na teoria parece ser muito fácil, né? Mas vamos concordar que é preciso tomar muito cuidado com a eletricidade, pois é preciso eliminar o risco de um choque elétrico. Portanto, ao trocar a lâmpada, primeiro desligue os disjuntores. Lembre-se de comprar uma lâmpada com a mesma voltagem da antiga.

Para trocar a resistência do chuveiro, então, o cuidado deve ser redobrado. Depois de tomados os devidos cuidados, retire a parte de baixo do chuveiro e, em seguida, a resistência que está queimada. Toda resistência vem com instruções na embalagem, siga o passo a passo para colocar da forma correta.

Antes de religar a energia, ligue o chuveiro e deixe a água fria escorrer por um tempo, pois isso impede que a nova resistência queime. Só depois disso, religue o disjuntor.

Dica importante: ao fazer pequenos consertos em casa, você economiza dinheiro e, em alguns casos, se diverte fazendo uma atividade que exige concentração e empenho. Para que o resultado seja gratificante, é importante agir com o máximo de segurança possível 😊

Fonte: Casa e Jardim, GShow, GetNinjas

Veja também