No mês de outubro, tivemos a satisfação de dar as boas-vindas a Rodrigo Penha, profissional que retornou à equipe da...
O setor de Construção Civil sempre foi um dos mais conservadores quando o assunto é empoderamento feminino. Felizmente, essa história vem mudando ano após ano: cada vez mais, as mulheres ocupam cargos de chefia, quebrando tabus e marcando presença em espaços que antes eram dedicados exclusivamente aos homens.
Assim, a liderança feminina presente no setor está vencendo muitos preconceitos. Se antes havia o mito de que as mulheres não tinham talento para trabalhar em áreas exatas, hoje sabemos que é exatamente o contrário. No canteiro de obras, elas fazem a diferença com seus perfis multitarefas e abertos à inovação.
Mas há alguns motivos que estão levando as mulheres a se destacarem. Vamos explicar abaixo.
Tecnologia favorece a liderança feminina
Embora o setor de construção esteja atrelado à força física, o avanço tecnológico está aprimorando as formas de trabalhar. Isso favorece a inclusão, já que permite que mais mulheres atuem no setor.
Hoje, existem diversas plataformas e aplicativos que ajudam na rotina do canteiro de obras e isso pode ser muito bem explorado pela liderança feminina, e também pelas mulheres que desempenham outras funções, como azulejistas, eletricistas, ceramistas, marceneiras, pintoras, entre muitas outras.
Por isso, o cenário está mudando. Mas ainda é preciso lutar muito por igualdade.
Por que precisamos de mais líderes mulheres?
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), nas universidades, as mulheres representam 35% dos estudantes matriculados nas áreas de engenharia, ciência, tecnologia e matemática. E acredite se quiser: o número é ainda menor em engenharias civil, industrial, de produção e em tecnologia. Não chega a 28% do total.
Contar com lideranças femininas é importante para inspirar as próximas gerações. Afinal, mulheres podem impulsionar outras mulheres a alçar voos e contribuir para melhorar o mundo. Muitas vezes, isso é o que uma mulher precisa para acreditar em seu potencial e ter confiança para seguir seus sonhos.
Liderança feminina e ambientes mais diversos
A humanidade precisa de inovação para resolver suas questões. Esse é um dos papéis que a liderança feminina pode desempenhar, já que ambientes profissionais mais diversos formam equipes mais criativas, felizes, equilibradas e que geram mais resultados.
Portanto, uma empresa de construção civil que conte com bons profissionais certamente é berço para a pluralidade de ideias e soluções.
Presença feminina na HM
O gênero feminino ainda é minoria nos postos de trabalho do setor de construção civil. Atualmente, são 86,3% de homens, ante 13,6% de mulheres, registrados no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Embora os números totais de mulher no segmento ainda representam um número abaixo de 20% do total, muitos estudos e pesquisas apontam um crescimento significativo nos últimos anos. Frente a isso, a HM Engenharia, já está à frente do mercado e evidencia essa conquista no mês da mulher.
Atualmente, a HM possui um total de 887 funcionários próprios, destes, 34% são mulheres, porcentagem bem acima da média do setor. Quando se fala dos cargos de gestão, coordenadores, gerentes, diretores, presidente e conselho, o número é ainda mais expressivo, 47%, quase a metade, já é composto pelo gênero feminino.
Assim como a HM, você apoia a liderança feminina e a presença de mulheres na construção civil? Então, continue nos acompanhando no Blog 😉
Foto: Freepik