No mês de outubro, tivemos a satisfação de dar as boas-vindas a Rodrigo Penha, profissional que retornou à equipe da...
Muitas pessoas sonham em ter a casa própria, e um dos caminhos a seguir para concretizar este sonho é realizar o financiamento imobiliário. Por isso, resolvemos dar algumas dicas para facilitar este processo.
Neste post, vamos te contar como funciona a amortização do financiamento e por que vale a pena se organizar financeiramente para agilizá-la.
O que é amortização do financiamento
A amortização é a parte do pagamento que reduz o saldo do empréstimo. À medida que você faz os pagamentos mensais, uma parte do valor é aplicada para reduzir o valor principal do empréstimo, ou seja, o valor que você originalmente pegou emprestado.
Isso significa que, ao longo do tempo, o saldo do seu empréstimo diminui até que seja completamente pago.
Por outro lado, os juros são o custo que você paga ao banco pelo privilégio de tomar dinheiro emprestado. A parte restante do pagamento mensal, após a amortização, é usada para cobrir os juros do empréstimo.
Por isso, é importante entender como funciona a amortização do financiamento para criar uma estratégia de pagamento que seja vantajosa para você.
Como funciona a amortização do financiamento?
Tudo depende do contrato que você possui com o banco. Normalmente, nos financiamentos de imóveis, os empréstimos têm taxa fixa. Portanto, o valor dos juros é sempre o mesmo, calculado sobre o saldo devedor, que vai reduzindo conforme o pagamento de cada parcela.
No início de um financiamento, a maior parte do seu pagamento mensal será direcionada para o pagamento de juros.
Conforme você faz mais pagamentos e o saldo devedor diminui, uma parte maior do seu pagamento é alocada para a amortização do financiamento principal, e uma parte menor é usada para pagar os juros.
Isso significa que, ao longo do tempo, você paga menos em juros e mais na redução do saldo devedor – o que ajuda a quitar o financiamento mais rápido.
Qual a melhor maneira de agilizar a amortização do financiamento?
Há algumas formas de fazer a amortização do financiamento mais rapidamente.
A mais comum é adiantar as últimas parcelas, que têm menos juros e por isso são muito mais baixas do que as primeiras.
Outra forma vantajosa é se programar para fazer pagamentos adicionais periódicos, reduzindo diretamente o saldo devedor e recalculando as parcelas mensais, para que todas sofram redução.
Embora essa redução não seja tão significativa, esse tipo de amortização do financiamento costuma valer a pena quando o financiamento é recente e os juros ainda estão muito altos.
Se você está pensando em agilizar a amortização do financiamento, converse com um especialista para entender como funciona. E continue seguindo nosso Blog para ficar por dentro desse assunto.