O que esperar do mercado de trabalho em 2023?

Escrito 20/02/2023

Pouco mais de três anos após o início da pandemia, o processo de recuperação do mercado de trabalho deve seguir em ritmo acelerado este ano. Hoje, a pergunta que não quer calar é: O que esperar do mercado de trabalho em 2023?

Segundo Guia Salarial 2023, da consultoria Robert Half, 47% das empresas brasileiras pretendem abrir novas vagas de emprego em 2023, e apenas 4% não farão contratações este ano. Isso significa que não faltarão oportunidades para quem está em busca de uma recolocação ou quer mudar de área e explorar novos ares.

Se antes de 2020 pouquíssimas empresas ofereciam o modelo de trabalho remoto, também conhecido como home office, agora podemos observar um movimento em que inúmeras companhias optam por manter o teletrabalho ou se adaptam para o formato híbrido, que mescla entre o remoto e o presencial, por uma série de vantagens.

Além disso, notam-se também algumas mudanças nos benefícios oferecidos pelas companhias, que passam a oferecer melhores programas de saúde, vales refeição e alimentação, assistência psicológica, dentre outros. Cada vez mais as organizações buscam maneiras criativas de adequar suas estratégias de contratação para atrair novos talentos que queiram criar raízes e crescer dentro da companhia.

Este ano, as empresas, incluindo as grandes e mais tradicionais, devem seguir o modelo de negócios das startups, oferecendo maior flexibilidade, análise de dados rápidas e liberdade com responsabilidade aos seus colaboradores, além de permitirem também que os profissionais conversem e interajam com todos os níveis – sem hierarquia. 

Aqui na HM Engenharia, nossas portas estão abertas e, se você se identifica com o nosso jeito de ser, clique no link abaixo e se inscreva em nossas vagas! 👇

https://hmengenharia.gupy.io/ 

 

Foto: Freepik

Veja também