Perspectivas para o mercado imobiliário: vale a pena investir em um imóvel em 2023?

Escrito 01/01/2023

2023 promete ser um ano de muitas mudanças para a economia brasileira – e o mercado imobiliário não ficará de fora desse cenário! Após períodos de fortes emoções e abalos, o setor passa a analisar quais serão seus próximos passos frente aos juros altos e à inflação econômica.

 

Apesar da instabilidade devido à inflação econômica no Brasil e no mundo, o mercado mantém a sua liquidez controlada, e as projeções para o futuro são positivas para o comprador: aos poucos, as taxas de juros começam a cair, enquanto incorporadoras e cooperativas retomam seu fluxo de crescimento, o que faz com que o crédito imobiliário volte a aumentar.

 

O que é uma ótima notícia para o bolso do brasileiro, já que, segundo dados da Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, o setor imobiliário deve se manter aquecido – e até esquentar um pouco mais – em 2023. A pesquisa aponta que 31% dos entrevistados pensam em comprar um imóvel novo, sendo que, desses, 4% já até começaram a visitar imóveis e stands de vendas.

 

Isso, porém, não impede que os consumidores sejam mais criteriosos ao escolher o investimento ideal, tendo em vista que o setor imobiliário continua volátil e, muitas vezes, surpreendente. Por isso, o consumidor deve buscar oportunidades vantajosas e promissoras.

 

Para encontrar essas oportunidades, é preciso estar atento aos diferenciais que cada companhia e construtora do setor tem a oferecer. Quanto maior a variedade de empreendimentos e número de possibilidades, melhor para o cliente. Empresas de ponta, tecnológicas, também trazem mais agilidade para contratação de crédito, causando uma experiência de compra melhor para o cliente.

 

Poupe algum dinheiro, atente-se ao mercado financeiro e pesquise as melhores opções de investimento imobiliário a longo prazo. Quanto mais informações você reunir, mais segurança terá ao escolher o imóvel dos sonhos!

 

Foto: Freepik

Veja também