Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

Campinas, a cidade que em 2008 nos recebeu de braços abertos, completa 247 anos.

Atualizado em 14/07/2021 às 17:07
Campinas, a cidade que em 2008 nos recebeu de braços abertos, completa 247 anos.

14/07/2021 

 

Por Gabriela Cavalcanti, da FSB 

Hoje, a cidade que é o nosso lar celebra 247 anos. Localizada a 98 quilômetros da capital, Campinas é considerada a décima primeira cidade mais rica do Brasil, com Produto Interno Bruto (PIB) por pessoa de R$51.417,44, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o terceiro polo de pesquisa e desenvolvimento do país. São mais de 1,2 milhão de pessoas residindo na terceira cidade mais populosa do estado. 

Sua história começa em meados do século XVIII, quando era somente um bairro rural da Vila de Jundiaí. Aos poucos, com as expedições dos bandeirantes, o local foi ganhando moradores e, em 14 de julho 1774, uma missa realizada no marco zero da cidade – onde atualmente existe a Praça Bento Quirino, oficializou a fundação da Freguesia Nossa Senhora de Conceição de Campinas, que hoje é só Campinas. 

A metrópole tem aproximadamente 470 bairros, seis distritos e muita história para contar. Para se ter ideia, a construção mais antiga de Campinas tem exatamente a mesma idade da cidade: 247 anos. A Basílica Nossa Senhora do Carmo, situada no centro da cidade na Praça Bento Quirino, antes uma capela, foi o local da celebração da fundação da cidade e a primeira do município.  Projetada no estilo neogótico, a Igreja tem duas torres pinaculares, janelas e portas repletas de esculturas. Ela foi projetada em estilo neogótico.

Outro monumento cultural da cidade é a Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”. Inaugurada em 1872, o local é um espaço multicultural que abriga exposições, feiras, eventos e apresentações artísticas e serviu como estação ferroviária até 2001, quando seu último trem partiu. 

Outro grande destaque de Campinas é o Aeroporto de Viracopos, o principal aeroporto de cargas nacional e o maior da América Latina, sendo porta de exportação para mais de 180 países. 

Além de rica culturalmente, Campinas tem muitas opções de lazer e muito verde. São mais de 17 parques e bosques e 500 praças urbanizadas.  Vale a pena conhecer o Parque das Águas, o Bosque dos Jequitibás a Lagoa do Taquaral, o Centro de convivência e o Observatório Municipal de Campinas Jean Niconili.  

Quando o assunto é gastronomia, a cidade tem uma diversidade de restaurantes e bares, mas seu destaque é o doce. Quem for visitar Campinas, não pode deixar de experimentar a famosa receita a base de manteiga, açúcar, ovos, creme de leite e bolachas, a torta holandesa. A sobremesa criada nos anos 90, por uma cozinheira natural da cidade. 

Mas, para quem gosta de salgado, o lanche com corte “boquinha de anjo” é tradição na cidade e pode ser encontrado nas lanchonetes e restaurantes da cidade. O salgado tem esse nome devido ao modo em que é servido no prato, fatiado em ambos sentidos para facilitar seu manuseio. 

Desde 2008, Campinas é a nossa casa e o lar de todos os clientes que compram conosco na região. Só no ano passado, a HM lançou 4.507 unidades. Destas, 852 estão em Campinas 

Temos orgulho de fazer parte da história deste local que abriga cultura, conhecimento e progresso para o Brasil.   

Parabéns, Campinas!