Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

Saiba como fazer uma horta vertical

Atualizado em 16/05/2021 às 18:05
Saiba como fazer uma horta vertical

Por Gabriela Cavalcanti, da FSB

 

Em tempos de pandemia, novas atividades podem ser colocadas em prática para tornar a rotina em casa mais leve. Fazer sua própria horta é uma boa opção para quem busca relaxar, gosta de escolher seus temperos, colher hortaliças e até preparar em casa seu chá para aquecer os dias de outono. Além disso, cultivar plantas ajuda a relaxar, reduz o estresse e estimula a criatividade.

 

Este tipo de cultivo é adaptável e pode ser feito em pequenos espaços como varandas ou janelas. As chamadas de hortas verticais são plantações com vasos suspensos presos a paletes, madeiras ou outros materiais que suportem os recipientes. Além trazer mais vida aos ambientes, é possível torna-lo mais moderno e sustentável.

 

Passo 1 - Pra onde tenha sol é para lá que eu vou

Para começar sua horta vertical é importante que ela fique localizada em um lugar que receba luz solar por pelo menos 2 horas ao dia. Você pode escolher uma parede da sacada ou uma janela mais ensolarada.

 

Passo 2 - Escolhendo o que plantar

Na hora de selecionar o que plantar na sua horta vertical, você pode escolher temperos como hortelã, salsa, manjericão, alecrim. Já as hortaliças que costumam se adaptar nesta área de cultivo, são a cebola e o alho. Agora, as folhas ideais são couve, alface e rúcula.

 

Passo 3 - Semeando corretamente

As plantas que serão cultivadas em recipientes menores, devem ter seus solos adubados preferencialmente com argila expandida e manta geotêxtil para drenagem, evitando, assim, o vazamento de água. Além dos fertilizantes comuns, pode-se utilizar adubos orgânicos, terra vegetal e esterco curtido.

 

Aproveite para se conectar com a natureza nesse momento!

 

Passo 4 - Como se eu fosse flor, você me rega

É essencial regar as plantas com frequência. Por isso é importante entender a necessidade de cada espécie. Por se tratar de um solo em um local reduzido, as plantas costumam ter raízes menores, o que dificulta a retenção de água. Aqui vale um cuidado especial para não se exceder na hora de molhar sua horta.

 

Deixe a criatividade florir e faça seu espaço mais verde e saudável.