Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

Confira 4 dicas para comprar o primeiro apartamento

Atualizado em 25/08/2023 às 18:08
Confira 4 dicas para comprar o primeiro apartamento

O primeiro apartamento representa uma das decisões financeiras mais importantes que uma pessoa pode fazer. Muitas vezes, ele se torna nosso lar por um período considerável de tempo, por isso sua aquisição deve ser muito bem planejada.

Sem falar que o primeiro apê costuma envolver um investimento significativo, com impacto de longo prazo nas finanças pessoais. 

Pensando nas pessoas que estão passando por essa fase, preparamos este post com quatro dicas interessantes sobre o que levar em consideração ao comprar o primeiro apartamento. Confira!

 

1- Defina o que é importante em seu primeiro apartamento

 

Em primeiro lugar, é interessante fazer uma lista das características essenciais que o imóvel deve ter. Por exemplo, o número de quartos, o tamanho da cozinha, a localização desejada e outras preferências. Isso vai te ajudar a refinar sua busca e evitará que você se distraia com opções que não atendam às suas necessidades.

 

2 - Estabeleça um orçamento realista

 

Antes de sair investindo no primeiro apartamento, faça as contas e analise sua situação financeira, determinando um orçamento claro e realista. Lembre-se de incluir os custos adicionais, como impostos, taxas, custos de mudança e possíveis reformas, afinal, não é bom esticar as contas sem planejamento e entrar em uma conta que você não possa pagar confortavelmente.

 

3 - Pesquise o mercado com antecedência

 

Essa dica não vale apenas para o primeiro apartamento, mas também para toda compra de imóvel. É sempre recomendável explorar diferentes áreas e pesquisar o mercado imobiliário local com calma. Vale verificar os preços médios dos apartamentos na região e comparar com o seu orçamento: isso certamente vai permitir a você ter uma noção do que é viável e do que é mais compensador.

4 - Encontre uma construtora consolidada no mercado

 

Só uma empresa consolidada pode oferecer produtos que atendam aos seus critérios, negociar o preço e orientá-lo através dos aspectos legais do processo. Lembre-se que receber orientação é fundamental na aquisição do primeiro apartamento. 

A HM, por exemplo, está presente em mais de 120 cidades no país, com mais de 140 mil unidades projetadas e construídas. Uma empresa com essa bagagem pode garantir que o sonho de seu primeiro apartamento se torne realidade.



Com essas dicas, você certamente vai fazer uma aquisição tranquila do seu primeiro apartamento.

 

Continue seguindo nosso Blog para mais dicas como essas.