Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

#DicaDaHM: como deixar sua casa mais aconchegante nesse inverno

Atualizado em 15/07/2022 às 18:07
#DicaDaHM: como deixar sua casa mais aconchegante nesse inverno

#DicaDaHM: como deixar sua casa mais aconchegante nesse inverno

 

15/07/2022

Por Carolina Antunes, da FSB

 

As temperaturas começam a cair e, com elas, a vontade de sair de casa também. Durante o inverno, muitas famílias aproveitam para passar mais tempo juntas, escondidas do frio no conforto do lar. Em momentos como esse, uma decoração mais aconchegante e acolhedora traz o toque essencial para melhor aproveitar o lar!

Pensando nisso, a HM Engenharia, companhia referência no ramo da construção civil, reúne aqui 5 dicas que vão deixar a sua ainda mais agradável durante a estação mais fria do ano.

· Investir em tapetes

Adicionar alguns tapetes à sua decoração é uma das formas mais fáceis e práticas de aumentar o aconchego e manter a sua casa mais aquecida. Além disso, os tapetes ainda evitam o contato direto com pisos frios, evitando esse incômodo tão típico do inverno.

Os tapetes podem ser inseridos em qualquer cômodo da casa, desde os quartos, à sala e até mesmo no banheiro e cozinha, basta escolher o material certo para cada local.

Tapetes felpudos são ideais para se ter no quarto ou na sala de estar. Além de quentinhos, eles também são muito confortáveis e podem adicionar um toque especial a decoração da sua casa, já que são encontrados em diversas cores, estampas e espessuras.

Para ambientes como a cozinha ou a sala de jantar, vale investir em modelos fáceis de lavar, já que são cômodos onde ocorrem alguns acidentes como manchas de comida e bebida. Nesse caso, o algodão é a melhor opção de material, já que pode ser lavado na máquina.

#FicaADica: para a cozinha e também para o banheiro, procure por tapetes emborrachados, de material antiderrapante. Como são áreas de bastante movimentação, os tapetes trazem certa segurança e evitam acidentes, além de isolar os pezinhos do frio.

 

· Velas aromáticas

Geralmente, as velas só são lembradas como artigo decorativo quando se busca um clima mais romântico e intimista – ou quando acabam as luzes -, mas elas também são uma ótima opção para transformar a atmosfera do ambiente em algo mais envolvente e acolhedor.

Nos quartos e salas, as velas pequenas e perfumadas são as mais indicadas, enquanto velas longas e compridas ficam melhor na mesa de jantar.

Vale ressaltar que, independente do cômodo em que você escolha coloca-las, é preciso priorizar a segurança: utilize suportes específicos para as velas, deixe-as longe de objetivos inflamáveis e fora do alcance de crianças.

 

· Mantas e almofadas

As mantas e almofadas dão aquela incrementada na casa. Além de deixar a decoração com uma elegância característica do inverno, elas ainda aquecem o lar e trazem mais conforto ao dia a dia.

Vale investir em um belo conjunto de almofadas e deixar a imaginação te levar na escolha dos tecidos e estampas. Aqui, opte por tecidos felpudos e quentinhos, e espalhe pela casa inteira: camas, sofás, poltronas, cadeiras e qualquer cantinho para relaxar.

Junto às almofadas, aposte também em mantas. Essas desempenham duas funções dentro do lar: aquecer a família durante a sessão cinema no sofá e trazer mais cor e vida ao ambiente! Elas podem ser encontradas em diversas cores, tamanhos e modelos. Para o inverno, as mantas felpudas, de tricô ou crochê são as mais ideais.

Com algumas almofadas e uma manta bem quentinha, você ainda consegue criar um cantinho especial dentro de casa para ler, assistir TV ou simplesmente sentar e relaxar.

 

· Iluminação quente e aconchegante

A iluminação é capaz de mudar totalmente o clima e atmosfera de um ambiente! Fontes de luz indiretas e lâmpadas de tons quentes são peças chave para adequar a decoração da sua casa para os dias frios.

Luzes de tons amarelados, luminárias, arandelas e abajures criam uma atmosfera mais aconchegante, o que também aquece o espaço e torna-o mais convidativo.

Esse tipo de iluminação, porém, não deve ser utilizado em ambientes de trabalho, como a cozinha, lavandeira ou escritório, já que são locais que exigem mais atenção e claridade. Reserve as luzes quentes para locais em se possa relaxar e descansar, como salas e quartos.

 

· Roupa de cama

No frio, nenhum lugar precisa ser tão aconchegante e confortável quanto a nossa cama, certo? Por isso, não se deve poupar esforços ao escolher em uma roupa de cama de qualidade!

A chave para uma cama quentinha está nas camadas: escolha tecidos mais grossos e encorpados para compor sua roupa de cama, como lãs, flanelas e pelúcias. Vale incorporar uma manta felpuda no quarto também e adicionar mais alguns travesseiros à cama.

Por cima de tudo, um edredom grande e fofinho para selar com chave de ouro a sua decoração. Difícil mesmo vai ser levantar da cama de manhã!

 

#DicasDaHM #Inverno #Decoração #SomosTodosHM