Notícias

Institucional

Preparados? Chegou a hora de organizar!

Atualizado em 25/08/2019 às 09:08
Preparados? Chegou a hora de organizar!

Colocar a casa em ordem é uma tarefa que divide opiniões. Algumas pessoas não gostam e, só de pensar em começar a organizar as coisas, já ficam cansadas. Por outro lado, há aqueles que simplesmente adoram uma boa arrumação e encaram a empreitada como uma atividade terapêutica.

De qualquer maneira, uma coisa é fato: por mais que a tarefa possa não agradar a todos, é difícil encontrar quem não goste de ver a casinha toda em ordem. Fale a verdade... Chega até dar paz de espírito quando entramos numa sala completamente organizada e limpa, não é mesmo?

Mas, para isso acontecer, não há escapatória, não há mágica. É necessário arregaçar as mangas e colocar as mãos na massa. Ou melhor, nas gavetas, nos armários, na despensa... Foi pensando nisso que decidimos separar seis dicas para quando você for arrumar seu HM, seja casa ou apartamento. Preparados? Aí vão elas:

  1. Desapegue sem medo de ser feliz!

Vamos começar com uma dica valiosa: não tenha medo de dizer tchau para as coisas. Tudo tem o seu tempo, inclusive os objetos que guardamos em casa. Às vezes, acumulamos alguns itens que perderam a necessidade apenas por medo de desapegar e sentir falta depois. Não sinta esse receio. O espaço que essas coisas ocupam pode ser muito útil. Fique apenas com o que realmente tem valor sentimental e utilidade. O que não tiver uma coisa nem outra, passe adiante. Doe ou, se estiver muito gasto, jogue fora. Faça como Marie Kondo ensinou em sua série sobre organização na Netflix: guarde apenas o que te traz alegria.

  1. Separe um espaço à parte para guardar as roupas que não estão sendo usadas durante uma estação.

Nem todo mundo tem um closet igual ao de uma estrela de Hollywood, em que cabem todas as roupas do mundo e mais um pouco. Aliás, nem todo mundo tem closet. Na maioria das vezes, um guarda-roupa dá conta do recado e está ótimo! Mas pode ser que algumas pessoas sofram com o excesso de itens, tornando o armário abarrotado e desorganizado. Nesses casos, uma boa dica é: compre um baú (não precisa ser muito grande nem muito caro) e coloque dentro dele as roupas que não estão conforme a estação. No verão, por exemplo, dificilmente você vai precisar de agasalhos e blusões, então não há necessidade desses itens ficarem expostos. Guarde-os até o frio chegar e deixe no guarda-roupa apenas as peças que você vai usar no dia a dia.

 

  1. Sempre guarde seus potes com as tampas. Sempre.

Aí está um mistério que ninguém consegue desvendar, nem mesmo se você for uma espécie de Sherlock Holmes: onde, afinal de contas, vão parar as tampas dos tupperwares? Elas simplesmente somem sem deixar vestígios. Bom, não sabemos onde estão suas tampas, mas sabemos de um segredo ainda melhor que vai evitar o sumiço. Preparados? Anotem.  Aconteça o que acontecer, faça sol ou faça chuva, nunca guarde as tampas separadas dos potes. Usou? Então já lave, bote para secar e guarde os tupperwares tampados dentro do armário. Outra dica importante é colocá-los todos no mesmo lugar, sem espalhar pela cozinha.

 

  1. Se tirar do lugar, coloque de volta logo em seguida.

Esse conselho, na verdade, serve para todas as horas que estivermos em casa mexendo em nossas coisas. Tirou algo do lugar? Assim que terminar de usar, coloque de volta onde estava. Essa é uma maneira de evitar a bagunça e pode fazer com que gastemos menos tempo nos dias dedicados aos trabalhos de organização.   

  1. Faça uma agenda de tarefas.

A organização começa com o tempo. Tudo fica mais prático quando definimos a agenda das coisas e não dispersamos as tarefas ao longo dos dias sem critério. Por isso, separe os dias da semana para empreender os afazeres domésticos da melhor maneira possível. Por exemplo, defina que toda quarta-feira de manhã você lavará as roupas e que de quinta e terça-feira serão os dias de varrer a casa. Dessa maneira, você conseguirá administrar o lar de maneira mais eficaz e sem grandes estresses.

  1. Divirta-se!

Isso mesmo. Você não leu errado. Divirta-se! O momento da faxina e da organização pode, sim, ser legal. Como falamos no começo do texto, tem gente que acha até terapêutico. Isso acontece porque colocar a casa em ordem pode ser também um momento íntimo, em que você se dedica ao seu bem-estar e aos de sua família. Coloque uma roupa confortável, faça uma playlist de músicas que você gosta e ouça enquanto faz suas tarefas... sinta-se à vontade! Dessa maneira, o tempo passa mais rápido e pode ser realmente prazeroso.

E aí, gostou de nossas dicas? Se você também tiver alguma ideia pata tornar a organização melhor e mais prática, conte pra gente nos comentários e em nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Pinterest!