Dicas para conciliar o tempo com as crianças em casa

Escrito 20/03/2020

Devemos ser cuidadosos com o novo coronavírus. Por isso, a HM Engenharia adotou todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde para combater o vírus, incluindo o home office para os profissionais que podem trabalhar remotamente. Com a maioria das pessoas dentro de casa e com a orientação de não sair por tempo indeterminado – aderindo ao movimento #ficaemcasa – trouxemos dicas para aproveitar ao máximo o tempo em casa. Sabemos que muitos profissionais têm filhos ou convivem com crianças, então que tal começar com dicas para conciliar o trabalho no home office com os pequenos e ajudá-los nesse momento? Confira abaixo.

1º passo: planejamento!

A primeira dica é planejar o horário das crianças para cada dia – os de trabalho e os finais de semana –, incluindo aí os horários para estudos, brincadeiras, as horas de comer e dormir. Separe um tempo para brincar com elas também, de preferência no início dos dias para que não fiquem ansiosas te esperando.

Falando em brincadeiras… elas não podem faltar!

Ficar em casa pode limitar a diversão dos pequenos em um primeiro momento – ainda mais os agitados. Cabe a você ajudá-los a se divertir! Estimule a imaginação deles com desenhos, histórias, festas de pijama, brinquedos, cantorias. As opções são infinitas. Veja!

Preciso trabalhar. E agora?

Nesse período de exceção, precisamos acomodar todas as atividades e, portanto, não podemos estar o tempo todo com as crianças. Mas podemos estimular para que eles brinquem sozinhos, podendo assim liberar sua imaginação, porque, quando se entregam a essa atividade sem medo de serem criticadas, elas têm mais possibilidade de desenvolver sua criatividade e ser muito mais independentes. Além disso, isso as ajuda a explorar o mundo ao seu redor. Confira!

Crianças podem ajudar nas tarefas de casa

Os pequenos, para se sentirem parte importante de casa, também precisam participar das atividades dela, sabia? Isso aumenta a autoestima e contribui para o senso de responsabilidade da criança.  Este guia do Tempojunto pode te ajudar com o que é ideal para cada idade.

Vamos promover a união da família

Estar em casa é uma ótima oportunidade para promover programas em família, como assistir filmes ou séries juntos, ler novos livros ou promover jogos à noite – Banco Imobiliário é uma boa pedida. Você pode conferir outras dicas aqui.

Fontes: www.tempojunto.com | www.leiturinha.com.br | www.lunetas.com.br

Veja também