Dicas práticas para pintura de paredes

Escrito 02/02/2021

A pintura de parede é uma das maneiras decorativas mais utilizadas em reformas, pois trata-se de uma mudança fácil e prática que pode ser feita pelo próprio morador. No entanto, algumas dicas podem ajudar a tornar o resultado dessa experiência ainda mais satisfatório.

Antes de iniciar qualquer pintura é legal arrumar o espaço, como forrar o chão com jornais e não esquecer de retirar os objetos dos ambientes. Com isso você previne qualquer acidente com respingos de tinta. Existem alguns materiais básicos e necessários para fazer a pintura de parede, como rolo de lã, bandeja de aplicação de tinta, pincéis de diferentes tamanhos, lixa de parede, espátula, massa corrida, tinta e produtos de limpeza. Dito isso, agora podemos ir para o passo a passo de como fazer uma pintura.

O primeiro passo é lixar as paredes. Se a superfície estiver firme e sem excesso no reboco utilize as lixas finas; em locais com superfície mais grosseira será necessário utilizar lixas com a granulação mais grossa. O segundo passo é a aplicação do selador, esse material é importante para regularizar a parede, impedindo que o acabamento fique manchado.

Depois hora de aplicar a massa corrida. Você pode usar uma desempenadeira e, para facilitar a aplicação nos cantos, utilize uma espátula.

Chegou a hora de aplicar a primeira demão de tinta. Inicie a aplicação sobre a superfície em movimentos uniformes de vai-e-vem cobrindo toda a parede. Repita o movimento até que toda a área receba a tinta de maneira uniforme. O último passo é aplicar a segunda demão de tinta, em média quatro horas depois da primeira aplicação. Pinte novamente todas as paredes com os mesmos movimentos de vai-e-vem cobrindo toda a área até finalizar os cômodos.

Mas você sabia que existe uma sequência ideal para pintar uma parede?

Sim, existe. E seguir esse passo a passo corretamente faz toda aa diferença. Primeiro você deve começar pelo teto, em seguida as paredes, depois pintar as portas e janelas e por fim os rodapés.

Prontos para a reforma? 😊

Fonte: Vivadecora; Pedreirao

 

Foto: Freepik

Veja também