Doação de sangue: um ato de amor

Escrito 20/10/2021

Uma bolsa de sangue possui, aproximadamente, 450 ml. Poucos sabem, mas com essa quantidade é possível salvar até quatro vidas. Em nosso país, a demanda por doadores é constante, principalmente por determinados tipos sanguíneos que estão frequentemente em estado crítico nos estoques, como O+, O- e B-.

Tratamentos oncológicos, transplantes, transfusões e cirurgias são procedimentos que exigem um banco de sangue robusto. Para ajudar nesta causa, é fácil! Basta ter entre 16 e 69 anos e ver se você se encaixa em alguns requisitos básicos (confira no site da Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria da Saúde do Governo do Estado de São Paulo).

Na HM, este assunto é tratado de forma especial. “Desde 2015, organizamos campanhas de coleta sanguínea com nossos funcionários e familiares e adesão sempre surpreende. Nesses quatro anos, conseguimos coletar, aproximadamente, 180 bolsas!”, ressalta Caroline Garro, do Grupo de Gestão Integrada da HM Engenharia. O volume é suficiente para beneficiar aproximadamente 720 pessoas

Em 2019, já foram duas campanhas e há ainda mais uma programada para o segundo semestre.  Logo no início do ano, em fevereio, a HM conseguiu contabilizar 20 doações. Mas, segundo Caroline, os esforços continuam a todo vapor:  “Ficamos muito felizes com este número, mas, em junho, mês da conscientização da causa, conseguimos quase dobrar essa quantidade! No total, foram 36 bolsas de sangue coletadas. Isso significa 144 vidas que podem ser salvas!”, diz

Para comemorar o resultado, organizamos um café da manhã com os colaboradores que participaram das coletas. Foi um momento especial em que pudemos reforçar, internamente, o valor que a ação tem para a empresa.

 

Andrea Malaman, funcionária da HM Engenharia, nos contou um pouco sobre sua experiência: “Doei sangue pela primeira vez em 2014 e foi ótimo! Desde então, me apaixonei por este ato simples, rápido, sigiloso, seguro e que não dói! O fato de saber que vidas são salvas e o esforço é mínimo me motiva a doar sempre mais.”

 

 

Veja também