Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

Entenda o que é Wood Frame e como ele é benéfico às construções

Atualizado em 15/08/2023 às 19:08
Entenda o que é Wood Frame e como ele é benéfico às construções

Sabe aquelas casas de madeira bem charmosas, comuns em países como Estados Unidos, Canadá e até em alguns europeus? Você já deve ter se perguntado como elas são feitas, afinal, sobra beleza. Esse tipo de construção é feita por um sistema construtivo chamado Wood Frame. 

Neste post, vamos te contar como ele funciona e como vem sendo aplicado pela HM.

O que é Wood Frame e como é usado no Brasil?

Também conhecido como Light Wood Frame, o Wood Frame é o sistema construtivo utilizado para fazer casas e prédios de madeira. Ele utiliza peças de madeira industrializada, como painéis, vigas, pilares e outros elementos, que são pré-fabricados e montados no local da construção. 

O Wood Frame é conhecido por ser rápido, eficiente e sustentável em comparação aos métodos tradicionais de alvenaria. E também oferece outros benefícios, que vamos detalhar adiante.

 

Mais sustentabilidade na construção com Wood Frame

 

Como a madeira é um recurso natural renovável, a técnica Wood Frame é mais amigável para com o meio ambiente quando comparada a outras que consomem recursos não renováveis em maior escala, como por exemplo a alvenaria.

Além disso, o Wood Frame consome menos energia em comparação a materiais como tijolos, cimento e aço utilizados na alvenaria. A extração e produção de tijolos, por exemplo, envolve processos mais intensivos em energia e emissões de gases de efeito estufa, o que não acontece na extração da madeira.

 

Rapidez na construção

As peças utilizadas pelo Wood Frame, como painéis de parede, vigas e outros elementos estruturais, são fabricadas antes de serem levadas ao local da construção. Isso reduz o tempo necessário para construir essas peças no local, já que a maior parte do trabalho pesado e detalhado é realizado previamente.

Outra coisa boa no Wood Frame é a montagem no local: com as peças já pré-fabricadas, fica mais rápido e eficiente o processo de montar. Vale lembrar também que as peças são transportadas e encaixadas conforme o projeto, o que requer menos tempo de trabalho em comparação com a construção de alvenaria, onde cada tijolo precisa ser posicionado individualmente.

 

Wood Frame traz mais eficiência energética

As paredes de madeira costumam apresentar melhores propriedades isolantes. Isso permite mais eficiência energética na edificação porque aumenta o controle de temperatura e a redução de gastos com aquecimento ou ar condicionado. 

Ficou interessado em saber mais sobre essa técnica? Continue acompanhando nosso Blog!