HM Engenharia adota método construtivo ecológico em Extrema

Escrito 20/01/2020

A HM Engenharia chega a Extrema com um método construtivo inovador que permite a redução de até 85% na geração de resíduos e 90% no consumo de água. Além dos atributos de sustentabilidade, a técnica permite também diminuir o tempo de construção e entrega dos imóveis, resultando em moradias com preços mais acessíveis. Conhecida como wood frame, a técnica será aplicada no empreendimento HM Select Extrema, que prevê a construção de 76 casas de 89 m² no bairro Ponte Nova.

Para viabilizar o projeto, a HM atua em conjunto com a TecVerde, empresa voltada ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a construção civil. Entre os benefícios gerados pelo novo sistema construtivo, Rodrigo Penha, superintendente de Obras da HM Engenharia, destaca também o maior conforto térmico, acústico e a maior proteção contra a umidade quando comparado ao tradicional processo de alvenaria feito no Brasil. Além disso, o wood frame conta com 70% das etapas alocadas em ambiente fabril, com controle de qualidade e eficiência do produto e processos. “Uma das principais vantagens dessa técnica é a agilidade na construção das moradias. A qualidade é altíssima, superando inclusive a alvenaria. Essa técnica já é método construtivo mais utilizado em países desenvolvidos, como Canadá e Estados Unidos, mesmo diante de situações da natureza mais severas. Nossa expectativa é que passe a ser cada vez mais popular aqui no Brasil também”, opina Penha.

Outro benefício é a oportunidade de especialização que a técnica oferece aos trabalhadores. “Como se trata de um processo industrial de produção – diferente da alvenaria, que é quase um trabalho artesanal – o wood frame proporciona ao trabalhador um papel definido dentro do processo construtivo. Dessa maneira, nossos profissionais desempenham um papel muito mais especializado”, explica. A possibilidade de oferecer aos pedreiros uma especialização contribui para maior satisfação e possibilidades de ascensão profissional, com reflexos na retenção de talentos e motivação dos empregados.

Para se levantar uma casa com sistema wood frame, o tempo gasto é até três vezes menor em comparação ao método comum. Essa economia impacta diretamente no custo final do empreendimento, ampliando o acesso dos clientes a imóveis com preços mais acessíveis.

 

Foto: Freepik

Veja também