Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

HM participa de projeto que incentiva o desenvolvimento de soluções habitacionais para comunidades

Atualizado em 20/05/2021 às 13:05
HM participa de projeto que incentiva o desenvolvimento de soluções habitacionais para comunidades

20/05/2021

Por Gabriela Cavalcanti, da FSB 

O direito à moradia é garantido por lei, mas de acordo com o último levantamento  realizado pela Fundação João Pinheiro, o Brasil registrou, em 2019, um déficit habitacional de 5,876 milhões de moradias. Diante desse contexto, uma rede de empresas que apoiam soluções habitacionais se uniu no projeto Housing Pact – iniciativa que visa impactar positivamente na experiência de moradia para população de baixa renda. 

A HM participa do Housing Pact desde o início em 2019 quando as oito organizações se reuniram para começar o programa de aceleração de 17 startups que apresentaram soluções para ajudar a transformar às condições habitacionais, especialmente nas periferias. Em 2020, cinco projetos pilotos de reforma, saneamento, reciclagem, geração de renda e microcrédito foram implementados na Zona Sul da cidade de São Paulo. 

Os projetos apoiados estão voltados à gestão de resíduos, energia, materiais inovadores, reformas, móveis, construção modular etc.   Entre eles está a Água V - iniciativa que capacita jovens para instalação e produção de tecnologias sociais (hortas verticais, captação de água e entre outros) e auxilia na geração de renda deste público. 

“Acredito que o papel transformador do Housing Pact se aproxima dos nossos propósitos de ser uma empresa cada vez mais humanizada e preocupada com o desenvolvimento da sociedade. Por isso, temos orgulho de fazer parte desta iniciativa que impacta a vida de tantos brasileiros” explica Mauro Bastazin, diretor executivo da HM Engenharia.

Neste ano, o projeto desenvolveu o Housing Pact Conecta que consiste em propor três soluções ligadas à transformação da moradia. Os cases selecionados já estão sendo avaliados e a premiação ocorre em junho. A partir daí, os projetos serão aplicados e acompanhados pelo Housing Pact. Para 2021 estão previstos mais dois novos projetos de mentoria 

Saiba mais do Housing Pact , acessando: https://www.innovationawardslatam.com/ch/housingpact