Notícias

Institucional

Home office: como fazer seu trabalho render

Atualizado em 25/08/2019 às 09:08
Home office: como fazer seu trabalho render

Seis dicas para trabalhar bem sem sair de casa

Trabalhar em casa tem prós e contras. Se por um lado reduz a necessidade de deslocamentos, por outro é um desafio para o profissional conciliar o trabalho com a vida doméstica. O que não dá para negar é que o home office é uma tendência que veio para ficar. Uma prática cada vez mais comum não apenas entre profissionais autônomos e empreendedores, mas também nas grandes empresas, que veem nesse modelo de trabalho uma forma de melhorar a qualidade de vida dos profissionais nos grandes centros urbanos e também otimizar custos. 

Imagine só poder trabalhar e fazer o seu dia render sem sair do seu HM! Parece até um sonho, não é? Mas não se iluda. O home office exige muita disciplina e organização. Isso porque em casa há muitas distrações: animais de estimação, familiares, a caminha confortável e convidativa, os seriados que você vai sentir vontade de assistir… Quantas tentações!

Se você faz home office e enfrenta algumas dificuldades, ou se está entre seus objetivos começar a trabalhar de casa, este post pode te ajudar. Separamos algumas boas dicas para seu dia render. Confira:

  1. Defina um espaço.

Teoricamente, você pode cumprir sua jornada onde bem entender: sala, cozinha, quarto, jardim. Basta ter o wi-fi funcionando e os outros aparatos necessários. No entanto, ficar mudando de cômodo todos os dias pode provocar uma desorganização não apenas nas suas coisas, mas na sua rotina de trabalho também. Por isso, o ideal é escolher um único espaço e defini-lo como seu ambiente de trabalho. Você pode aproveitar um cômodo para convertê-lo em seu escritório, utilizar algum corredor de passagem ou até mesmo reservar um espaço do seu quarto, como no decorado do Belluno Residencial, em Jundiaí:

 

 

  1. Deixe seu espaço o mais agradável possível.

Já que você vai dedicar grande parte do dia ao seu escritório caseiro, faça com que seja um ambiente agradável. Seja estiloso e decore o espaço da maneira que achar mais legal. Gosta de uma banda? Então, que tal colocar um poster dela na parede mais próxima? Esses detalhes podem te inspirar e aguçar sua criatividade. Aproveite que você está na sua própria casa e faça o que quiser na decoração!

 

  1. Utilize organizadores móveis

Não adianta: por mais que o mundo esteja cada vez mais digital, ainda precisamos lidar com papeladas e outros objetos físicos. Dependendo do trabalho, inclusive, há mais materiais físicos do que digitais. Por isso, é importante manter a ordem para evitar confusões e sumiços de coisas importantes. Pastas, arquivos, caixas e porta-trecos são indispensáveis para que você não perca o controle das coisas. Separe um espaço na sua escrivaninha e em suas estantes para armazenar esses organizadores móveis.

 

  1. Não misture as coisas da sua casa com as do seu trabalho

Se você frequentasse um escritório normal, largaria o prato sujo do almoço em cima da mesa de trabalho? Não, né? O mesmo se aplica ao home office. Evite levar utensílios da cozinha e de qualquer outro cômodo do seu lar para a escrivaninha. Esse tipo de mistura pode deixar seu ambiente profissional sujo e bagunçado. De qualquer maneira, se isso acabar acontecendo, leve as coisas de volta para o lugar a que pertencem.

 

  1. Use roupas adequadas

Esta dica não é uma regra. De maneira que ela pode ajudar algumas pessoas, mas ser indiferente para outras. Mas, se você é muito disperso e não consegue se concentrar, talvez o figurino ajude. Nesse caso, vista-se como se você fosse sair de casa. Evite usar pijamas e roupas que te desvirtuem da atmosfera do trabalho. Mas não precisa sofrer com dress code também: use o que achar mais adequado.

 

  1. Respeite seus horários

Estar em casa não significa que você não tem horários. Muito pelo contrário: a agenda e os prazos existem e devem ser cumpridos. Além do mais, estabelecer um horário de início e de término de expediente é uma maneira de você não bagunçar o seu tempo e não cair na tentação de protelar durante o dia ou trabalhar além do necessário. Uma boa ideia é tomar como base o horário comercial das empresas.

Seguindo essas dicas, sua rotina pode ficar muito mais produtiva! Que tal fazer o teste e dizer como foi a experiência? Se você tiver alguma ideia legal de organização, compartilhe com a gente nos comentários! Aproveite e nos siga nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, LinkedIn e Pinterest!