Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

Imóvel mais verde: o poder das plantas como item de decoração e bem-estar

Atualizado em 08/03/2021 às 03:03
Imóvel mais verde: o poder das plantas como item de decoração e bem-estar

As plantas conferem uma nova dimensão ao ambiente de uma casa. Escolher qual a espécie ideal — e, ao mesmo tempo, entender como cuidar dela, como posicioná-la no imóvel e como combinar variações de plantas — pode não ser uma tarefa simples. A HM reúne aqui algumas dicas para encantar e aconchegar seu lar da melhor forma possível com plantas de interior.

A primeira regra é que não há regras quando se trata de decoração com plantas. Existem diversas e ilimitadas opções para enfeitar um cômodo, sendo que cada espécie exige um cuidado diferente. Porém, embora o gosto pessoal prevaleça, certas diretrizes ajudam a escolher plantas que se adaptem às condições de um dado ambiente. Mesmo necessitando de cuidados específicos, a rotina com uma planta não deve ser um fardo e sim uma atividade alegre e que proporcione bem-estar.

No geral, plantas muito grandes não são recomendáveis para ambientes fechados, muito menos quando o espaço é reduzido. Elas são uma boa opção para suavizar esquinas e cantos, que têm um aspecto “agressivo”. Independentemente do tamanho, você deve levar em consideração o tipo de mobiliário em que irá apoiá-la: para os arranjos pequenos ou médios, o ideal são as mesas; para espécies isoladas, uma prateleira ao nível dos olhos; e, para aquelas que caem em forma de cascata, prefira posicioná-las acima da altura dos olhos.

O recipiente também deve ser considerado. Aquela folhagem combina mais com um cesto de vime ou um vaso de plástico colorido? As belas flores que brotaram durante a primavera ficam apagadas nesse vaso de madeira? Analisar o esquema de cores ao seu redor é importante. Paredes escuras, por exemplo, não combinam com folhas verde-escuras ou muito coloridas. Por sua vez, paredes de tons claros, além de serem benéficas para as plantas por refletirem a luz, são um bom pano de fundo para quase todo tipo de planta, colorida, florida ou verde.

Em relação aos cuidados de rotina, algumas plantas precisam receber certa quantidade de luz durante o ano todo. Mas fique atento ao sol intenso e quente. Uma dica é posicionar a planta próxima a uma janela, mas retirá-la dali ao meio-dia ou nos dias mais quentes de verão. Proteja suas plantas das correntes de ar também, principalmente de aparelhos de ar-condicionado. Vento muito intenso pode ressecar e queimar as folhas das plantas. Regue-as mais vezes por dia e com um volume reduzido de água, sem exagerar, quando a superfície da terra estiver ligeiramente seca.

Nas nossas redes sociais, selecionamos algumas ótimas espécies para ter dentro do seu imóvel e fáceis de encontrar por aí. Depois vai lá conferir!