O primeiro apartamento aos 28 anos – Rafaela de Jesus Caires

Escrito 20/03/2020

Mulheres Reais Inspiram Mais

Este mês de março tem sido de grande inspiração aqui na HM Engenharia. Em homenagem às mulheres, temos compartilhado histórias de conquistas, sonhos e superação, em uma demonstração clara de que hoje elas, mais do que nunca, são donas de seu próprio destino.

Na HM, 70% dos postos de liderança executiva é formada por mulheres e, em todos os outros departamentos, elas se fazem presentes de forma marcante. Entre nossos clientes, a representatividade feminina também se destaca. Hoje, 41,8% das pessoas adquirem sua casa própria com a HM são mulheres.

Rafaela de Jesus Caires, de 28 anos, é uma delas. Auxiliar administrativa em um escritório de advocacia e estudante do sétimo semestre de Administração, ela espera a entrega de seu apartamento no empreendimento Bem Morar Novo Horizonte, em Campinas, para iniciar uma nova etapa em sua vida, com mais independência e autonomia.

“Em 2018, com 26 anos, tomei a decisão sozinha de comprar o meu apartamento. Foi a minha primeira tentativa, o que para mim seria a maior conquista, mas infelizmente meu sonho não foi realizado. Quase perdi a esperança”, conta ela, que trabalha desde os 14 anos.

Ainda adolescente, ela e a irmã faziam faxina nas casas vizinhas para poder comprar lanche na escola. Aos 16, começou a fazer estágio e de lá para cá nunca mais parou de trabalhar. O tempo foi passando, Rafaela passou por outros empregos até conseguir comprar seu primeiro carro. “Foi a minha primeira grande conquista! Tive a certeza de que todo meu suor valia apena, afinal tinha algo meu e que me dava independência”, recorda-se.

Entrar para a faculdade foi outro grande marco na vida de Rafaela. “Eu sabia que esse era o caminho para ter mais oportunidades e mudar minha vida. Infelizmente precisei interromper por seis meses, mas entrei em uma outra faculdade, concluo no final de 2020”, comemora.

A rotina é puxada. Rafaela trabalha a semana toda, estuda à noite e aos finais de semana faz um trabalho extra como garçonete em uma pizzaria para reforçar o orçamento. Também vende cosméticos por catálogo e consegue equilibrar as despesas com o auxílio da família, pois mora com os pais. A família, por sinal, sempre foi a referência mais importante em sua vida. “Minha mãe sempre batalhou e nos ensinou a ser pessoas honestas, a lutar para conseguir realizar todos os nossos sonhos. Ela é meu espelho de garra, força e dedicação. Fui criada por ela e meu padrasto, a quem chamo de pai, afinal eles estão juntos quase que minha vida toda”, orgulha-se.

Mas todo o esforço está sendo recompensado. No final de 2019, Rafaela tentou novamente realizar o sonho da casa própria e desta vez, felizmente, seu projeto foi bem-sucedido. O contrato foi assinado com a HM em janeiro e em breve ela estará com a chave de seu tão sonhado apartamento em mãos. Por enquanto, ela não tem móveis para o seu cantinho. Mas não importa. Ela sabe que conseguirá vencer mais essa etapa e que tudo ficará do jeitinho com que ela sempre sonhou. “Será tudo novo, aconchegante e que irá trazer paz e a certeza de que lutei por algo certo, conquistado por mérito meu, mesmo com as dificuldades. Sou grata por tudo que vem acontecendo e espero que minha história de luta, de nunca ter desistido, encoraje outras mulheres a acreditarem em si mesmas, a serem independentes e conquistarem o mundo que desejarem”, alegra-se.

 

Foto: Freepik

 

 

Veja também