Plantando o Futuro

Escrito 20/06/2019

Já é de conhecimento geral que devemos cuidar do hoje para garantir o amanhã. E quando pensamos nisso, é difícil não pensar em nossos jovens e no mundo que deixaremos para eles. Tendo isso em vista, a HM Engenharia organiza há mais de 10 anos o Plantando o Futuro. Trata-se de um projeto educativo e ambiental que já impactou mais de 500 crianças – em sua maioria, de 8 a 12 anos – provenientes de escolas públicas. O número mais expressivo, no entanto, é a quantidade de mudas que foram plantadas.

Se quiser chutar um número, chute alto…

Ao todo, foram mais de 1.000 mudas cultivadas em cidades do interior de São Paulo. Ou seja, é possível dizer que as crianças praticamente plantaram uma floresta!

 

À frente do Plantando o Futuro está a equipe de Gestão Integrada que, entre outras demandas, cuida da área de meio ambiente e sustentabilidade nos canteiros de obras da construtora. O objetivo é que o projeto atinja o máximo possível de regiões; por isso, em muitas cidades em que a HM atua procuramos levar essa ação de conscientização e preservação do meio ambiente adiante.

“Quando conseguimos estabelecer uma parceria com a prefeitura, definir o local de plantio e a escola parceira, o pessoal do time de Gestão Integrada prepara uma aula para as crianças. O objetivo é transmitir, de maneira lúdica e educativa, a importância da preservação da água e das matas ciliares, além de disseminar outras mensagens de sustentabilidade”, explica Rodrigo Penha, Superintendente de Obras da HM Engenharia. É apenas depois dessa aula que as crianças são levadas para o local para plantar as mudas.

Nos oito anos do projeto, foram mais de dez eventos em Campinas, Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí, Jaguariúna, Hortolândia, Sumaré e outros municípios do interior do Estado de São Paulo. Em 2019, o Plantando o Futuro realizou mais uma edição e foi um tremendo sucesso!

Na quinta-feira (23 de maio), os colaboradores da equipe de Gestão Integrada chegaram cedinho à Escola Estadual Professora Conceição Ribeiro, no Jardim Vista Alegre, em Campinas, e aplicaram a dinâmica para 40 crianças. Logo depois, a turma seguiu para o terreno próximo do empreendimento HM Bem Morar Liberdade, no distrito do Ouro Verde, e fizeram o plantio de mais de 150 mudas. “A HM reconhece a necessidade de olhar com atenção para o futuro. Por isso, ainda em 2019 estamos programados para fazer mais edições desse programa. O objetivo é que este seja um projeto cada vez mais frequente, que cresça e floresça cada vez mais.

 

 

Veja também