Notícias

Institucional

Comidinhas de Inverno

Atualizado em 21/09/2019 às 13:09
Comidinhas de Inverno
 
 

Apesar  do tempo estar meio confuso – ora muito quente, ora muito frio –, os dias em que o inverno foi pra valer nos inspirou muito aqui na HM. Por isso, decidimos organizar uma competição interna entre os nossos profissionais que gostam de cozinhar. O desafio era simples: apresentar uma receita que, além de gostosa, tivesse uma história bem legal por trás.

Foi um verdadeiro momento MasterChef no escritório! Ao todo, tivemos seis participantes que nos apresentaram receitas que são a cara do inverno. Na disputa, o prato que levou a melhor foi a Sopa de Fubá II do Cleiton Pinho Nogueira, profissional do time de Gestão Integrada aqui na HM. Como prêmio, ele podia escolher o utensílio de cozinha que preferisse. Cleiton se casou recentemente e, em sua cozinha nova, ainda faltava um mixer. Essa foi sua escolha! Bastante útil para quem curte cozinhar como ele.

“A Sopa de Fubá é a receita de inverno que, além de eu amar muito, me remete a uma memória afetiva que enche os olhos de lágrimas. Meus invernos foram marcados pelo delicioso prato de minha avó Lurdes, uma paulista filha de mineiro que  mandava muito bem na cozinha! A simplicidade do seu prato transbordava sabor e amor, além de aquecer o inverno de todos que ali chegavam. Sempre acreditei que a receita levava muito, mas muito carinho e simplicidade.”, conta Cleiton 

A essa altura, vocês já devem estar ansioso para conhecer a receita dele. Vamos lá, então! Tomem nota: 

 

Sopa de fubá, de Cleiton Pinho Nogueira – Gestão Integrada

Ingredientes:

1 xícara de fubá;

1/2 cebola média;

1 maço de couve;

3 dentes de alho;

1 ½ de água;

Azeite;

Pimenta, sal e páprica a gosto;

5 ovos.

 

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque uma colher de azeite e frite o alho e a cebola. Após fritar, dissolva o fubá em 500 ml de água fria. Coloque na panela mexendo sem parar para não empelotar até ferver. Quando começar a ferver, acrescente mais 1 litro de água, tempere com sal e pimenta a gosto. Após o fubá cozinhar, coloque a couve cortada bem fininha. Em um copo, quebre 1 ovo e despeje-o na sopa.  Faça  assim até terminar os 5 ovos, um a um, em cantos diferentes. Só aguardar mais 5 minutos até os ovos cozinharem e a sopa está pronta para servir em uma bela tigela de louça!

(Podem substituir os ovos por calabresa e bacon. Também fica muito bom!) 

Estão curiosos para conhecer as outras receitas? Hum, tudo bem! A gente vai mostrar todas! Afinal, comida nunca é demais: 

 

Sopinha tradicional da família, de Viviane Aparecida Rodrigues – Controladoria

“Este é o primeiro inverno que estou longe da minha família e agora, neste friozinho, eu me lembro muito da receita da sopinha de fubá que minha vózinha faz.Todos os anos, nesta época, nos reunimos nas sextas-feiras à noite para tomarmos todos juntos sua sopinha, que virou tradição em nossa família.”

Ingredientes:

1 Xicara de bacon;

1 Dente de alho;

2L de agua;

1 Xicara de fubá.

 

 

 

Modo de preparo

Frite o alho e o bacon bem fininho, depois acrescente caldo de carne e frite até dissolver. Adicione 2 litros da água e, quando estiver fervendo, adicione o fubá dissolvido na água restante e cozinhe por 20 minutos, sem parar de mexer. Acerte o sal, se necessário, e sirva em seguida. Os ovos podem ser substituídos por calabresa e bacon, pois também fica muito bom!

 

Massa com molho elaborado, de Mariana Palmeira – Projeto de Arquitetura

 “Um dia, eu queria comer algo diferente, mas não sabia o quê. Fui olhando tudo o que eu tinha na geladeira e armário. Pensei: “vamos ver no que dá”. A composição dos alimentos ficou super gostosa e fez sucesso com o marido! A receita original foi feita com patinho moído, mas, depois do sucesso, adaptei com mignon picado.”

 

Ingredientes:

Massa

01 pacote de macarrão de sua preferência;

Queijo parmesão ou um de sua preferência para ralar na hora de servir.

Molho

1 vidro de molho de tomate 680g;

500g de patinho moído ou mignon picado;

½ cebola piada;

250g de bacon picado;

250g de presunto picado;

Azeitona preta picada a gosto;

Pimenta do reino;

Sal.

 

Modo de preparo

Enquanto aguarda a água para o macarrão ferver, coloque o bacon em uma panela e deixe ele fritar em sua própria gordura. Acrescente a cebola e o patinho moído ou mignon picado e tempere com um pouco de sal e pimenta (não se esqueça que o bacon já é salgado). Assim que a carne estiver bem frita, acrescente o presunto e a azeitona picada e misture bem.

Acrescente o molho e deixe ferver. Quando ele engrossar, desligue o fogo. Quando a água do macarrão ferver, acrescente azeite e sal, deixe cozinhar no tempo do macarrão escolhido (ou até ficar al dente). Ao final, escorra. Sirva em um prato fundo, acrescentando o macarrão entre duas camadas de molho. Depois disso, basta ralar o queijo por cima!

 

Sopa de Fubá, de Caroline Pertile Garro – Gestão Integrada

“Essa sopa é a melhor que a minha mãe faz. Sempre vai me lembrar a infância, o carinho e a casa da mãe! É como se fosse uma polenta bem molinha, com legumes e calabresa. Uma delícia!”

Ingredientes:

Fubá (1 xícara);

Legumes (1 cenoura, 2 batatas, 2 mandioquinhas, demais legumes a gosto);

Calabresa (1 unidade);

Cebola (meia unidade);

Alho (3 dentes);

Queijo e couve a gosto.

Modo de preparo:

Frite a calabresa e os temperos (cebola e alho). Depois, acrescente os legumes picados e água para cozinhar. Quando os legumes estiverem al dente, coloque mais um pouco de água e acrescene o fubá (que foi previamente diluído em um copo com água). Mexa até ferver e cozinhe por mais 10 minutos. Sirva com queijo e couve (a gosto).

Creme errado que deu certo, de Nathália Vedovotto – Comunicação

 “Quando comecei a morar sozinha, enfrentei meu primeiro inverno. Em uma dessas noites, eu estava morrendo de fome e o pior: não sabia cozinhar nada. Então, decidi fazer um creme de milho, mas inventei de misturar tudo o que tinha na geladeira pra ver no que dava. No fim, a mistureba tinha tudo pra dar errado, mas virou um creme delicioso, que eu mesma duvidei que fiz. Hoje, ele é prato principal dos meus invernos.”

Ingredientes:

1 Lata de milho;

1 xícara de leite;

Creme de leite;

Brócolis cozido;

Frango desfiado;

Bacon;

Queijo ralado;

Sal.

Modo de preparo

Triture o milho no liquidificador até virar um creme. Leve-o ao fogo e adicione o leite, creme de leite e sal. Mexa até fica bem cremoso. Depois, é só adicionar o restante dos ingredientes e, na hora de servir, jogar o queijo ralado por cima. Delícia!

 

 

 

Frango com polenta, de Andrea Malaman – Projeto de Arquitetura

“Quando mudei para Campinas, trazia comida congelada para o almoço, que não ficava tão gostosa quanto uma comida feita na hora. De sexta-feira, quando ia embora para a casa dos meus pais, minha mãe sempre me perguntava o que eu queria comer e minha resposta era: “Uma comida quente e com molho.” Desde então, quando entra o frio, sempre dou esta resposta para minha mãe e, quando chego em casa às sextas, sempre tem um polenta quentinha me esperando.”

Ingredientes:

1,5L de água;

500g de fubá;

1 colher de manteiga;

200g de queijo meia cura ralado;

Tempero a gosto;

Frango;

1kg de coxa e sobrecoxa de frango;

3 dentes de alho;

1 cebola média;

3 tomates maduros picados.

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a água, o sal e a manteiga. Quando começar a ferver, acrescente o fubá e mexa bastante para não empelotar. Tampe a panela, deixe em fogo baixo e, a cada 5 minutos, mexa novamente até dar 40 minutos. Retire do fogo, despeje em uma travessa e salpique o queijo. Refogue o alho e a cebola, junte o frango mexendo de vez em quando para não grudar, até começar a dourar. Vá pingando água conforme o cozimento do frango. Adicione os tomates picados, reduza o fogo e cozinhe, mexendo até o frango ficar macio.

                                                                                                         

E aí, que tal tentar fazer essas delícias em casa você também? Se tiver alguma receita especial, compartilhe nos comentário!