Tempo de brincar!

Escrito 20/03/2021

Crianças em férias e apartamento não combinam, certo? Não necessariamente. Que tal aproveitar as áreas comuns do seu HM para criar boas memórias e tirar os pequenos um pouco do circuito tevê e celular? O convívio social e as atividades físicas são essenciais para o bem-estar. Não tem nada melhor nas férias do que correr, se divertir, dar gargalhada e brincar até cansar. E então? Vamos lá? Se você está sem criatividade para pensar em ideias para queimar a energia dos pequenos sem gastar quase nada, nós vamos te ajudar.

Jogar amarelinha

Quem nunca pulou amarelinha não sabe o que é bom. Para brincar, basta ter um giz ou um pedaço de tijolo. Faça um caminho no chão com quadrados, numerando-os de 1 a 10 – só não se esqueça de intercalar quadrados sozinhos e lado a lado. Ao final, faça um arco representando o céu. Cada criança joga uma pedrinha (ou uma tampinha) dentro da primeira casa e, em seguida, pula com um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, não podendo pular dentro da casa em que a pedrinha está. A jogada segue até a criança errar a casa ao jogar a pedrinha ou caso pise na linha.

Batata quente

Baataaaaataa quente, quente, quente, quente… Uma das brincadeiras antigas mais famosas. Quem é que gosta de ter uma batata quente nas mãos? Ninguém, né? Pois este é o princípio da brincadeira. As crianças sentam-se formando um círculo e alguém fica de fora (de costas ou com os olhos vendados). Enquanto a criança de fora estiver cantando: “Batata quente, quente, quente…” as crianças da roda passam uma bola ou objeto de mãos em mãos até que ela diga: “queimou”. Neste momento, quem estiver com o objeto na mão passa a ficar de fora e a cantar. Fácil, né?

Queimada
O jogo consiste em arremessar uma bola para o lado adversário com objetivo de atingir os jogadores do grupo oponente. Quem for atingido e não conseguir segurar a bola antes que caia ao chão, passa a ser um prisioneiro e deixa de jogar. A brincadeira termina quando um dos times ficar sem jogadores.

Bola de gude

Desenhe um círculo no chão e entregue algumas bolinhas para cada criança. Cada uma coloca duas dentro do círculo e fica com as demais nas mãos. Com o impulso do polegar, a criança deve jogar sua bolinha para atingir as que estão dentro do círculo com objetivo de “empurrá-las” para fora. A criança que conseguir tirar a bolinha do círculo, fica com ela. Vence quem tiver mais bolinhas nas mãos ao final da brincadeira.

Passa anel

As crianças devem formar uma fila com as mãos esticadas para a frente e semiabertas, em formato de concha. Um dos participantes passa suas mãos fechadas em cada mão em concha até deixar o anel nas mãos de um dos participantes. A criança então escolherá alguém para adivinhar com quem está o anel.

 Plantar uma árvore, comer fruta no pé

Plantar uma árvore e acompanhar seu crescimento ao longo da vida é uma experiência incrível. Que tal aproveitar essas férias para incentivar o contato do seu filho com a natureza? Você pode fazer isso em algum parque público ou jardim. Ou então pode levá-lo para comer uma fruta no pé. Na HM, além de jardins e canteiros arborizados, os moradores de alguns de nossos empreendimentos, como o Belvedere Residencial, em Hortolândia, e o Villa Lazio, em Santa Bárbara d’Oeste, contam com um diferencial: os pomares compartilhados.

Bem, o desafio está lançado… Aproveite esse restinho de férias para ficar mais próximo de seu filho e para se divertir também. Esses bons momentos certamente ficarão para sempre na memória!

Veja também