Notícias

Institucional

Está aberta a temporada Natalina!

Atualizado em 20/01/2020 às 01:01
Está aberta a temporada Natalina!

O tempo voa! Parece que foi ontem que estávamos fazendo o post sobre decoração para a Páscoa. Mas o cheirinho de panetone no café da manhã, as músicas da Simone nas lojas de departamento e toda a exuberância colorida das principais avenidas do País não deixam enganar... A época de desenrolar os pisca-piscas e tirar a guirlanda da caixa chegou!

As pessoas já estão até se dividindo na internet: tem a briga dos que gostam de uva passa contra os que detestam; dos que preferem chocotone em vez de panetone e, até mesmo, dos que amam Roberto Carlos contra aqueles que não aguentam mais assisti-lo no especial de fim de ano. 

Bom, enquanto essas tradicionais guerrinhas começam a aquecer, nós da HM decidimos preparar o nosso próprio especial de Natal! A partir de hoje, daremos início a uma série de posts com dicas de como deixar sua casa preparada para a chegada do Bom Velhinho no dia 25. Semanalmente, vamos postar um texto com uma dica diferente. Até o dia da Ceia, pode acreditar, sua casa estará mais bonita que a de Macaulay Culkin no filme “Esqueceram de Mim”.

Para começar, hoje vamos falar sobre um dos principais símbolos decorativos da época: a Árvore de Natal.

A essa altura, há quem já deve ter começado a montar a árvore. Muitos, no entanto, nem começaram a procurar as bolinhas guardadas em algum lugar da casa. Se você é um desses últimos, não tem problema. Na verdade, a tradição diz que existe um dia certo para começar a montagem da árvore. Trata-se do quarto domingo antes do Natal. Isto é, no dia do Advento. Em 2019, este domingo será dia 01 de dezembro.

Natural ou sintética?

Existem vários tipos de árvores natalinas. Algumas pessoas preferem comprar um pinheiro de verdade e decorá-lo. Nesses casos, normalmente é usada uma espécie de pinheiro chamada tuia. O resultado pode ficar muito bonito e elegante. E, além disso, pode trazer um cheirinho muito característico e agradável para a casa. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados. Um deles é que, como os galhos deste tipo de árvore são frágeis, os enfeites usados precisam ser mais leves para que o pinheiro possa sustentar os adornos sem ficar deformado. Outro ponto de atenção é a higiene: ao longo dos dias, é comum que a folhagem vá caindo no entorno da árvore. Por isso, para evitar muita sujeira, é necessário varrer a área com certa frequência.

Por outro lado, é muito comum quem prefira usar sintéticas. Há muitos benefícios em optar por esse tipo de pinheiro. Um deles é a durabilidade. Dependendo da qualidade do material, é possível manter a árvore por anos. Basta guardar cuidadosamente após o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro, data oficial para a desmontagem da árvore, segundo a tradição. Outro ponto positivo é que, dada a solidez dos galhos sintéticos, dá para abusar na hora de colocar os enfeites sem se preocupar com o peso.

Branca ou Verde?

Para quem opta pela árvore sintética, existe ainda uma outra escolha a ser feita: a cor do pinheiro. Apesar da cor verde ser a mais popular, o pinheiro branco também é um queridinho dos amantes de decoração de Natal. Com ambas as opções é possível fazer um trabalho incrível. Embora menos comum, há outras cores disponíveis no mercado, como vermelha, azul e até preta (bem gótica, né?)

Bolinhas, enfeites e pisca-pisca.

Essa á uma das partes mais legais! Escolher as bolinhas e os outros enfeites da árvore é um verdadeiro trabalho artístico! Para ficar bem feito, a cor da árvore deve ser levada em conta para que se consiga atingir um resultado harmônico. Nos pinheiros de tons mais escuros, como o verde, os enfeites vermelhos e dourados ficam maravilhosos! Trata-se de uma combinação clássica e que transmite, em poucos tons, toda a essência natalina. Se optar por montar sua árvore apenas com essas duas cores, não há erro!

Claro que usar outros tons e fazer uma decoração multicolorida também pode ficar um arraso! No entanto, lembre-se que quanto maior for a variedade na tonalidade, mais difícil é alcançar um resultado equilibrado.

Se sua árvore for branca, aposte em enfeites que destaquem o dourado e o prateado. A combinação fica muito elegante e sofisticada.

Quanto aos pisca-piscas, eles são um complemento muito importante para a composição geral do pinheiro. São responsáveis por reforçar todo o brilho da decoração e fazer da Árvore um item vivo em sua casa. As luzinhas amarelas podem ser a opção mais certeira para a maioria das árvores.

Saia da Árvore

Trata-se de um detalhe opcional, mas que faz toda a diferença. A saia da árvore é aquele tecido que fica no entorno da base do pinheiro. Ele geralmente é vermelho ou verde e traz bordados com motivos natalinos. É possível encontrá-las facilmente em lojas de decoração, mas, caso você seja habilidoso com costura, pode fabricar um modelo próprio.

Estrela de Belém

A cereja do bolo! A Estrela de Belém é um dos símbolos mais importantes e significativos da celebração natalina. Para que sua árvore fique perfeita, este é um detalhe que não pode faltar! Há várias opções de estrela. As douradas e prateadas ficam um arrasou e combinam com quase todos os tipos de decoração.

Conta pra gente nos comentários: como você pretende montar sua árvore este ano? Se curtiu nossas dicas, não esqueça de compartilhar o post! Aproveite para nos mostrar como ficou sua árvore nos comentários. Fique ligado nas próximas semanas! Traremos mais posts para acordar o seu espírito natalino!