Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

Terreno ou apartamento: qual o melhor investimento em imóveis?

Atualizado em 25/09/2023 às 14:09

Fazer um investimento em imóveis é vantajoso por várias razões. Primeiro pelo potencial de valorização, já que historicamente os preços dos imóveis tendem a subir e isso significa ganhos significativos. Imagine comprar um imóvel por um preço menor e vender por um preço bem mais alto um ano depois? É algo muito comum!

Segundo, porque o investimento em imóveis permite controle do investimento. Ao contrário de investimentos financeiros mais complexos, os imóveis permitem que você tome decisões sobre melhorias, preços de aluguel, escolha de locatários e tipos de contrato, entre outros pontos. 

Está claro que o investimento em imóveis pode ser muito positivo. Mas muitas pessoas ficam em dúvida sobre como investir. Afinal, qual é a melhor opção: comprar um terreno ou um apartamento?

Vamos falar sobre as vantagens de ambos neste post para ajudar você a comparar e tirar suas conclusões.

 

Primeiro, entenda um pouco sobre investimento em imóveis

 

O investimento em imóveis é uma das formas mais antigas e populares de investimento É uma modalidade que oferece muito potencial de ganho e também diversificação de portfólio, o que significa que você pode fazer o investimento de diferentes maneiras.

Por exemplo, é possível comprar terrenos para desenvolvimento futuro ou propriedades comerciais, ou residenciais para aluguel, ou revenda. 

O que é melhor ou mais vantajoso? Bem, não há uma resposta única para essa pergunta. A decisão de realizar um investimento em imóveis depende de muitos fatores: momento de vida, orçamento, objetivos, etc. Mas conhecer as possibilidades é muito importante antes de tomar uma decisão.

 

Vantagens de investir em terreno

 

Ao optar por um investimento em imóveis com a compra de um terreno, o comprador tem a vantagem de poder realizar um menor aporte inicial, sobretudo quando comparado à compra de uma propriedade construída, como um apartamento ou casa. Isso torna o investimento em terrenos mais acessível para investidores com recursos financeiros limitados.

Além disso, o terreno oferece muita flexibilidade de uso. Você pode optar por construir uma casa, um edifício comercial, um empreendimento residencial ou até mesmo vender o terreno para outra pessoa com planos diferentes. Outra vantagem são os custos de manutenção, que são bem mais baixos do que  os de uma propriedade construída, que envolvem despesas contínuas como condomínios, reparos, substituição de sistemas e também mais impostos.

 

Vantagens de investir em um apartamento

 

Assim como terrenos, apartamentos também têm o potencial de se valorizar ao longo do tempo, especialmente se estiverem localizados em áreas de alta demanda e crescimento urbano. De maneira geral, estima-se que a valorização média de um imóvel esteja entre 2% a 5% ao ano, mas claro que esse número vai depender da localização, das características do apartamento e do seu estado e também das condições do mercado.

Investir em apartamentos recém-construídos também envolve menos manutenção nos primeiros anos, já que as estruturas e sistemas são novos e modernos. E há ainda a vantagem de apresentarem menor risco de vacância - que é quando o imóvel fica muito tempo vazio sem ser alugado. Isso porque a demanda por moradia é geralmente mais estável, especialmente em áreas metropolitanas.

Por tudo isso, se você está pensando em realizar um investimento em imóveis, considere todos esses aspectos e reflita sobre todas as opções. Na dúvida, consulte sempre um especialista.

Aqui na HM, temos diversas opções para você investir! 

Conheça mais: https://eme.maishm.com.br/imoveis