Notícias

Institucional

Histórias HM: Dia do Trabalhador da Construção Civil

Atualizado em 30/03/2020 às 10:03
Histórias HM: Dia do Trabalhador da Construção Civil

Hoje, dia 26 de outubro, é comemorado o Dia do Trabalhador da Construção Civil. São eles, pedreiros, eletricistas, mestres de obra, pintores, engenheiros, carpinteiros, que ajudam a realizar sonhos e a construir, tijolo a tijolo, o futuro de nosso País. Nesse dia tão especial, conversamos com quatro trabalhadores da HM - Dédim, servente de obra, Flávio e Henrique, analistas de Engenharia, e Claudines, eletricista - para conhecer o que eles pensam sobre a profissão:

 

Dédim – Servente de Obra

“Sou José Herculano da Silva Neto, mas as pessoas me chamam de Dédim. Trabalho de servente aqui na obra. A HM representa muita coisa pra mim. Gosto de fazer meu serviço de bom gosto. Assim eu não tenho retrabalho, sabe? E, desse jeito, os serviços que vêm depois do meu também não são prejudicados. Agora eu faço serviços de acabamento, mas também já fiz outros mais pesados. Enxergo que o que faço aqui pode deixar o cliente muito feliz! Eu acho minha profissão muito importante porque toda obra tem que ter o servente para ajudar o pedreiro, o carpinteiro e outros... Isso faz diferença na construção! E também faz diferença na sociedade, porque alguém vai morar aqui onde a gente trabalha. Creio que em alguns anos, talvez, possa nem ter muitos serventes para fazer os serviços mais pesados... Mas, mesmo assim, gosto muito do que faço. A HM é meu sustento e o da minha família lá no Norte. Quando não estou na HM, sempre penso em voltar, pois é muito bom trabalhar aqui. Nota 10!”

 

 

Flávio Mazolini – Analista de Engenharia

“Minha história na construção civil começou na HM em 2011, na área de qualidade das obras. Entrei na faculdade de Engenharia Civil em 2013 e, quando conclui minha graduação em 2017, recebi uma oportunidade para atuar na gestão de obras no departamento de Engenharia. Acredito que minha função aqui é moldar o sonho do cliente que adquiriu o nosso produto. Como hoje o dia é do trabalhador da construção civil, quero ressaltar a importância e o prazer de estar à frente na gestão de profissionais operacionais dentro do canteiro de obras. É um universo que envolve pedreiros, ajudantes, encanadores, eletricistas, carpinteiros e muito mais. No trabalho, longe de suas famílias, eles se esforçam diariamente para que o sonho da casa própria de nossos clientes seja concretizado dentro do prazo e com a qualidade que eles merecem. Estar no time HM é entender o significado da frase ‘escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia em sua vida’”.

 

Claudines Cândido Bento – Eletricista

“Procuro fazer o meu melhor sempre. Gosto muito do que eu faço. A HM para mim é uma das melhores empresas em que trabalhei. Quando precisei, foi ela que me atendeu. Aqui a gente trabalha em equipe e temos amizade um com o outro. O resultado do meu trabalho como eletricista é muito importante. Trabalhar com essa função é meio que garantir que os moradores possam fazer suas tarefas diárias simples, como carregar seu celular, chegar em casa e acender a luz... Então, fico bastante feliz de saber que meu serviço está ajudando nisso, não só na vida do cliente, mas na sociedade! Estava desempregado quando a HM me deu oportunidade. Após três meses, recebi uma proposta de outra empresa, mas não aceitei, pois na HM fui bem acolhido e só tenho a agradecer por tudo.”

 

 

Henrique Brediks – Analista de Engenharia

“Comecei minha trajetória no universo da construção assim que entrei na faculdade de Engenharia Civil, em 2012. Aqui na HM, em 2014, tive meu primeiro estágio no setor. Depois, quando fui efetivado dentro do meu cargo, tive a oportunidade de trabalhar mais próximo dos demais departamentos. Isso expandiu muito minha visão sobre o que a HM representa. Atualmente, faço parte da equipe de obras, que materializa os empreendimentos. Ou seja, o desempenho de todos os departamentos converge diretamente aqui, onde tudo sai do papel e é entregue ao cliente. O impacto do meu trabalho – e de qualquer profissional da construção civil – pode ser resumido em fazer parte da realização do sonho de todos que buscam uma moradia.”