Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

Três dicas para realizar o sonho da casa própria em 2022

Atualizado em 03/01/2022 às 21:01
Três dicas para realizar o sonho da casa própria em 2022

03/01/2022

Por Gabriela Cavalcanti, da FSB

Comprar o primeiro imóvel está no topo da lista de desejos de muitos brasileiros. De acordo com dados recentes, da consultoria Brain, 39% das pessoas têm a intenção de adquirir a casa própria nos próximos meses. Sair do aluguel, conquistar a liberdade ou construir uma família e investir em um imóvel são tarefas que exigem planejamento e organização.

Mudanças no hábito de consumo, análise de gastos e dívidas são os primeiros passos para tirar os planos do papel e torná-los realidade.

  1. Organização financeira

Assim como qualquer grande investimento, a compra de um imóvel engloba planejamento e organização. O primeiro passo para atingir este objetivo, é entender as receitas e despesas para determinar um valor que será poupado por mês. Anote ou coloque em uma planilha todos os custos e rendas, não esquecendo dos gastos sazonais como IPVA, licenciamento de carro e material escolar das crianças.

Evite utilizar o cartão de crédito e busque deixar a fatura zerada, utilizando o meio pagamento em situações emergenciais.

Para alcançar o sonho da casa própria, também é preciso diminuir os custos como: saídas de final de semana, pacote da TV a cabo, compras frequentes em aplicativos de comida. Opte por passear em parques, fazer piqueniques ao ar livre, cozinhar seu prato favorito em casa, coloque a leitura em dia e aposte em jogos.

  1. Resolva pendências

Ano novo, vida nova. Comece 2022, organizando suas dívidas, quitando as parcelas em aberto – especialmente as que tendem a pesar mais no orçamento. Para algumas situações, a renegociação é a saída já que conta com prazos e perdão de multa.

Estar com o nome sem histórico de dívidas é um fator importante para as instituições financeiras, pois aprovam crédito imobiliário para pessoas com baixo risco de inadimplência. Uma vez que os bancos costumam liberar 80% do valor do imóvel e os outros 20% é de responsabilidade do proprietário.

  1. Pesquise

Na hora de comprar um imóvel, deve-se pesquisar qual apartamento ou casa cabe no seu orçamento. É importante analisar o melhor financeiro, quanto será a entrada, quais serão as garantias de renda, sem que comprometa 30% da renda familiar.

Depois dos valores definidos, a metragem, quantidade de quartos e área de lazer são os próximos itens a serem pesquisados. Outro fator para ser escolhido é a região onde o empreendimento está localizado, ponto que pode interferir diretamente no orçamento.

Isso porque o custo de vida e preço do metro quadrado varia entre estados, bairros e cidades. Os preços tendem a mudar de acordo com a região e os gastos com deslocamento.

Fora isso, entender qual momento de vida sua família está, pode interferir na escolha do imóvel. Se estiver no início de carreira, talvez não seja o momento ideal de investir em um imóvel, pela instabilidade desse período ou recém-casados que ainda não determinaram se querem ter um filho ou não. Essa decisão de longa prazo, requer pesquisa, calma e muito planejamento.

Inicie 2022 preparado para realizar um dos investimentos mais importantes de sua vida! A HM Engenharia tem um portfólio com empreendimentos com área de lazer e infraestrutura completa.

#HMEngenharia #CasaPrópria #PrimeiroImóvel #ConstruindoSonhos #Vendas