Encontre seu próximo imóvel

Notícias

Institucional

Vistoria digital da HM: tecnologia que veio para ficar!

Atualizado em 30/09/2020 às 06:09
Vistoria digital da HM: tecnologia que veio para ficar!

O processo de Vistoria – na fase de obras e antes da entrega ao cliente – é uma etapa muito importante no setor de construção civil. É neste momento que se fazem as verificações de todos os itens necessários para realizar e entregar um empreendimento com um alto padrão de qualidade.

Quando o empreendimento está na fase final de entrega, os clientes também têm oportunidade de fazer a vistoria em seu novo lar, verificando os acabamentos e funcionamento de diversos itens, como janelas, portas e muitos outros.

Já deu para ver que é um processo bem importante e trabalhoso, certo? Por isso deve ser feito com todo o cuidado e profissionalismo. Para facilitar a vida dos clientes, a HM preparou um vídeo para quem está prestes a receber as chaves do seu imóvel, ensinando como fazer a vistoria (dê uma olhadinha aqui!).

O vídeo é parte de um projeto maior, com objetivo de trazer agilidade e rapidez nas tarefas rotineiras por meio da implantação de tecnologias no canteiro de obras. Dá para imaginar que, antes, tudo era feito no papel? Folhas e mais folhas eram usadas para registrar as verificações em todas as etapas de um empreendimento. Além de tudo, também não era sustentável para o meio ambiente, já que a quantidade de papel gasto era enorme. E é por isso que as tecnologias vieram para ficar.

Quem liderou esse projeto, iniciado lá em 2018, foi a área de Gestão Integrada. Com a implementação, todas as novas obras da HM contam com vistorias feitas nos tablets, nos quais as informações são conferidas em tempo real e já armazenadas em um sistema próprio, eliminando diversas etapas do processo e dando maior confiabilidade para as informações. “Para nós, o projeto representa otimização dos processos, agilidade e gestão da informação”, afirma Caroline Garro, Gerente de Gestão Integrada da HM. Quem ganhou – e ganha – com isso não foi só a empresa. “Com a diminuição das tarefas manuais, nossos profissionais têm mais tempo para pensar em soluções inovadoras para os clientes, que ganham um serviço melhor, mais ágil e transparente”, conta Caroline.

A mudança também foi muito bem-vinda no canteiro de obras. “Os encarregados estão gostando bastante do uso dos tablets. Nós, da área de Engenharia, temos o acesso online, então podemos identificar os apontamentos pelo computador e ver como está o andamento da conferência do serviço. É uma plataforma muito rápida e útil”, conta Flavio Mazolini Jameli, Analista de Engenharia.

O projeto de digitalização traz uma redução significativa de papel na HM e exige menos trabalho manual dos profissionais, mostrando o empenho da empresa com tecnologias sustentáveis e que facilitam o trabalho no dia a dia, como quando inovou com as assinaturas digitais (saiba mais neste link!).

Mas não para por aí. Apesar de estar rodando quase a 100%, o objetivo é que ele seja integrado com os demais sistemas da HM, permitindo maior fluidez das informações e um trabalho mais eficiente. “Dessa forma, podemos explorar os demais módulos e avaliar as melhores formas de gerar relatórios e indicadores. A ideia é trabalhar a inteligência da informação”, conta Caroline.

X Prêmio Reclame Aqui 2020