Apartamento na planta ou já pronto? Confira as vantagens de cada opção

Escrito 19/08/2023

Escolher comprar um apartamento na planta ou já pronto traz muitas dúvidas para quem busca investir em uma casa para morar. Antes de tomar uma decisão, é importante considerar as preferências pessoais, as necessidades e principalmente as circunstâncias de vida.

Você já parou para pensar nos aspectos que tornam uma opção ou outra mais interessante? Nós vamos te ajudar com este post.

 

Apartamento na planta: investimento certo

 

Se você está buscando um investimento imobiliário, é importante considerar a valorização potencial do imóvel. Um apartamento na planta geralmente é mais barato do que os apartamentos prontos, o que pode significar uma maior valorização no futuro. 

No entanto, a valorização também depende de fatores econômicos e do mercado imobiliário local. Sendo assim, é importante levar em conta se a localização favorece a valorização, assim como a área de lazer e a composição do espaço interno. Fique atento a tudo isso para fazer uma boa escolha.

 

Personalização é mais fácil em apartamento na planta

 

Se você deseja ter controle total sobre o design e a personalização do seu apartamento, a compra na planta pode ser uma boa opção. Afinal, com um apartamento na planta você pode escolher acabamentos, materiais e até mesmo a configuração interna do imóvel de acordo com suas preferências. 

Já um apartamento pronto pode ter limitações em termos de personalização, já que você precisará se adequar aos elementos existentes. Antes de comprar, é necessário checar se é possível fazer modificações.

 

Condições financeiras afetam a escolha

 

Comprar um apartamento na planta, geralmente, requer um financiamento durante a construção. Isso significa que você precisará ter uma reserva financeira para as prestações mensais durante esse período. Por outro lado, um apartamento pronto pode exigir um pagamento inicial maior, mas você pode financiar o restante do valor por meio de um empréstimo imobiliário tradicional. Pense bem em tudo isso para tomar uma decisão confortável e dentro das suas possibilidades.

Decidir entre comprar um apartamento na planta ou pronto é uma escolha importante e deve ser baseada em suas necessidades, preferências pessoais, situação financeira e objetivos de investimento. Por isso, pense bem e pesquise antes de tomar uma decisão. E boa sorte!

Se você tem interesse em imóveis e deseja estar bem informado, continue seguindo nosso Blog!

Veja também