O ano de 2025 promete ser de grandes mudanças, principalmente para o setor imobiliário. A tendência é que seja um...
O ano de 2025 promete ser de grandes mudanças, principalmente para o setor imobiliário. A tendência é que seja um ano de recuperação e adaptação a novas condições, com mudanças profundas em padrões econômicos, condições de crédito e formas de financiamento.
Neste post, exploramos as tendências mais relevantes para o setor imobiliário em 2025, abordando questões complexas que influenciam o comportamento do mercado e o perfil dos consumidores.
-
Reforma tributária
Em 2025, o Senado aprovou uma proposta de reforma tributária que traz mudanças importantes para o mercado imobiliário. O principal objetivo é reduzir os impostos, o que deve ajudar o setor a crescer.
Isso significa que os financiamentos de imóveis podem ficar mais acessíveis e até mais baratos para os consumidores. Além disso, foi criada uma regra de transição clara, período que deve facilitar a adaptação a essas mudanças.
-
Crescimento de regiões periurbanas
A pandemia acelerou a adesão ao home office e a jornadas de trabalho mais flexíveis, e essa tendência segue forte, fazendo com que muitas pessoas busquem imóveis fora dos grandes centros urbanos, mas que ainda estejam bem conectados por transporte público.
Essas regiões têm preços mais baixos e oferecem mais qualidade de vida. Com menos trânsito, mais áreas verdes e um ambiente mais tranquilo, elas se tornam uma excelente opção para quem deseja um lugar mais calmo e acessível para viver. Se você está pensando em comprar apartamento e quer economizar, vale a pena considerar essas alternativas fora do centro da cidade. A HM compreende essa tendência e por isso oferece uma ampla gama de empreendimentos em diversas localidades, tanto em São Paulo quanto em cidades no interior. Você pode conferir todas as nossas opções disponíveis aqui.
-
Modelos de lazer e convivência
Vimos que qualidade de vida é um fator importantíssimo na decisão do consumidor, e essa tendência também se estende às áreas de lazer, com uma procura crescente por ambientes que integrem saúde, bem-estar e opções de entretenimento, tudo dentro de um único complexo.
Esse novo perfil de consumidor valoriza a funcionalidade, o bem-estar e a possibilidade de trabalhar e relaxar dentro das dependências do próprio lar.
Espaços como coworkings, academias e áreas de convivência multifuncionais refletem essa busca por conforto, conveniência, segurança e socialização, fazendo com que empreendimentos que ofereçam essas soluções se destaquem.
-
Recuperação do crédito imobiliário
Em 2023, tivemos a recuperação do crédito imobiliário, que ajudou a aquecer o mercado e deve continuar influenciando a construção civil em 2025. O aumento dos financiamentos e o valor maior dos imóveis financiados mostram um cenário mais positivo, que pode impulsionar as vendas e o lançamento de novos empreendimentos.
Para ajudar a manter o crescimento do mercado, recursos como o FGTS e o programa Minha Casa Minha Vida são fundamentais, pois oferecem opções de financiamento mais acessíveis e ajudam quem enfrenta limitações financeiras a ter acesso a crédito no mercado tradicional.