Mudei para um apê novo e vou ter que me virar na cozinha, e agora? Tem dica do Nutri da HM para você!

Escrito 20/09/2022

Ao ouvir as palavras “nutrição”, “nutricionista”, “dieta”, “reeducação alimentar”, muitas pessoas logo pensam em restrição de alimentos e deixar de comer o que gosta, mas a nutrição está longe disso!

 

É possível ter uma boa alimentação comendo de tudo, porém seguindo as quantidades e frequências adequadas.

 

 

Confira abaixo algumas dicas para manter a sua saúde em dia:

  1. Planejamento

Planejar o seu cardápio semanal te auxiliará na compra correta dos alimentos, quantidade e variação das refeições. Muitas vezes, na rotina do dia a dia, não temos tempo para fazer estas definições que compromete a qualidade nutricional.

#FicaDica: Não vá ao mercado com fome! Isso te ajudará a fazer escolhas mais conscientes evitando comprar coisas além da necessidade e alimentos não tão saudáveis.

 

  1. Escolhas

De preferência a alimentos saudáveis que contribuam positivamente para o funcionamento do seu corpo. A quantia correta dos bons alimentos irá suprir o seu cotidiano.

Inicie pelas frutas, verduras e legumes. Segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo ideal é de 400g destes alimentos diariamente.

 

  1. Aproveite os alimentos da época!

Variar o seu cardápio com alimentos da época pode trazer melhor custo e maior qualidade na refeição, pensando que, os alimentos tiveram menor exposição aos agrotóxicos e conservantes.

 

  1. Use e abuse da criatividade!

A culinária pode ser um ótimo aliado da saúde mental, além de aproximar a família e fornecer uma refeição mais saudável.

Nossa dica é: sempre que possível prefira comprar os ingredientes e preparar sua refeição ao invés de comprar alimentos prontos (processados).

 

Bora colocar em prática estas dicas?  Vale lembrar que mudança de hábitos requer paciência, dedicação e depende de você!

Em caso de dúvidas, procure por um Nutricionista!

 

Foto: Freepik

Veja também