Saiba como se planejar para começar 2023 com o pé direito

Escrito 01/12/2022

Dezembro mal começou e, em um piscar de olhos, já estamos no meio do mês. Essa época de final de ano pode ser emocionante e, ao mesmo tempo, preocupante. Com um ano inteiro de novas possibilidades, é normal ficar ansioso e perdido quanto ao futuro. 

Por isso, é muito importante se preparar com antecedência e estipular seus objetivos a longo prazo para este novo ciclo! A seguir, confira o passo a passo para você se planejar e começar 2023 com o pé direito.

  • Faça uma retrospectiva do ano que passou

Apesar das listas e planejamentos, muitas coisas inesperadas podem acontecer ao longo de um ano. Por isso, anote as principais mudanças que aconteceram na sua vida nos últimos tempos – tanto as positivas, quanto as negativas – e analise o impacto que elas tiveram em sua vida.

Assim, você poderá se organizar melhor e decidir de que forma essas mudanças se encaixam no seu futuro e como aplicá-las da melhor forma possível neste novo ano.

  • Trabalhe o autoconhecimento

Cada indivíduo tem suas próprias marcas e características, mas, com o passar do tempo, elas podem mudar e se transformar, trazendo novas qualidades e defeitos para nossas vidas. É muito importante levar isso em consideração ao fazer um planejamento, já que todos esses fatores interferem diretamente em nossa rotina diária. 

Portanto, pense – e, se quiser, anote também – aspectos positivos e negativos de sua própria personalidade. Isso te ajudará a filtrar as melhores oportunidades e, é claro, encontrar pontos a melhorar em sua vida durante este novo ano. 

  • Liste possibilidades e desejos para 2023

Ao pensar no futuro, é comum se perder no mundo dos sonhos e desviar do foco, o que acaba levando a metas inacessíveis e isso pode ser frustrante a longo prazo. 

Para evitar que isso aconteça, é importante fazer uma lista concisa com as principais possibilidades e desejos para 2023 para as áreas de maior destaque em sua vida, em especial, no âmbito pessoal e profissional. Estudar um novo idioma? Começar a praticar atividade física? Conseguir uma promoção no trabalho? Conhecer um novo destino? Comprar um novo imóvel?

Todos esses são desejos válidos e, acima de tudo, plausíveis. Eleja os seus principais objetivos!

  • Divida as prioridades

Agora que você já tem uma visão geral das suas principais vontades para 2023, é hora de dividi-las em dois grupos: o primeiro, com as suas prioridades (objetivos que você precisa alcançar) e, o segundo, com aquelas que você não tem tanta pressa para atingir. 

Organize essas duas listas da forma que lhe for mais conveniente: em uma agenda, um planner, uma planilha, pedaço de papel ou no próprio bloco de notas do celular. O importante é ter esses objetivos claros e organizados. 

Agora, mãos à obra! De toda a HM Engenharia, boas festas e um ótimo Ano Novo. Que você realize todos os seus sonhos em 2023!

 

Foto: Freepik

Veja também