Seis tendências de tecnologia na construção civil

Escrito 20/02/2023

Sabe por que a tecnologia na construção civil vem acelerando sua evolução e transformando seus conceitos? Porque graças a ela é possível garantir mais economia de energia, sustentabilidade, rapidez e segurança às obras, além de possibilitar um relacionamento com o cliente mais personalizado e assertivo. São tantas as inovações em termos de técnicas, ferramentas e métodos surgidos nos últimos tempos que o setor vem experimentando uma verdadeira transformação.

Quer descobrir quais são as principais tendências? Vamos listá-las neste post.

 

Realidade virtual e IA: tecnologia nas obras

Atualmente, as soluções de Realidade Virtual e Inteligência Artificial (IA) são capazes de reduzir os impactos das edificações ao meio ambiente graças à melhor visibilidade de dados dentro do projeto. Elas permitem melhorar a gestão da construção, entre muitos outros pontos.

 

Drones na construção civil

Uma tecnologia na construção civil que não para de evoluir são os drones. Eles possuem muitas utilizações: podem auxiliar nos primeiros estudos, realizar levantamentos, cadastros de áreas e fazer estudos de aspectos técnicos, como insolação do local, entre outros. Mas não é só isso: eles podem funcionar para mapear áreas, fazer inspeções, identificar a quantidade de materiais a ser utilizada, acompanhar a evolução das obras e até mesmo servir como apoio às vendas.

 

Bioconcreto e construções verdes

Quando se fala em tecnologia na construção civil, o bioconcreto ou concreto inteligente é, sem dúvidas, uma tendência. Ele foi desenvolvido para solucionar o processo de deterioração dos materiais expostos pela ação da natureza, combinando estudos da biologia com a engenharia civil.

Esse material está revolucionando a construção civil e ganhando espaço ao longo dos anos. Imagine que ele é capaz de regenerar suas próprias rachaduras!

 

Impressão 3D

A aplicação dessa tecnologia na construção civil é variada. Pode ser utilizada desde a concepção de maquetes  até a construção de paredes. Ao utilizar a impressão 3D, as obras podem aumentar a velocidade de produção, reduzir custos e desperdícios de materiais e proporcionar mais sustentabilidade. 

 

BIM (Building Information Model)

Ao utilizar essa tecnologia na construção civil, o projeto torna-se muito mais próximo da obra real. Isso por causa da virtualização dos elementos feita por meio de um software, que facilita a observação de possíveis inconformidades. Entre elas, erros de projeto, sobreposições, etc. Assim, a representação planificada deixa de ser o meio para o desenvolvimento do projeto, e vira um dos fins disponíveis de representação.

Uma pesquisa da Deloitte feita com 144 empresas da cadeia da construção no Brasil, identificou as principais dificuldades do setor para conquistar mais eficiência e as tendências que podem ajudar a atingi-la. O estudo foi divulgado em evento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

O uso de sistemas como o Building Information Modeling foi abordado na pesquisa.Também são citados drones e sensores que monitoram remotamente a obra. Segundo o estudo, na área de construção e incorporação, 81% das empresas já utilizam BIM e 52% usam drones.

 

Relacionamento e Atendimento ao cliente personalizado

Na HM nós oferecemos dois principais serviços tecnológicos personalizados de atendimento ao cliente. Isso porque, acreditamos que o relacionamento precisa ser o mais completo e acessível possível. 

Nossa assistente virtual, a Eme, é o principal pilar de comunicação com os nossos clientes. Ela foi lançada em 2022, é comunicativa, agilizada e mega conectada.

Todos os dias ela está sempre apostos para ajudar, a Eme fica disponível para atendimento 24 horas por dia via WhatsApp.

Também temos o HM Estelar, uma plataforma de negócios e relacionamento que conecta o proprietário do imóvel a uma rede de produtos e serviços especializados. O Estelar é pioneiro na área da Construção Civil. Com ele, é possível que o cliente faça o gerenciamento do seu imóvel, contrate serviços especializados, acesse um marketplace exclusivo e acumule Dotz para trocar por desconto em seus boletos.

Há muitas tecnologias que estão apoiando a evolução do setor. Se você gostou e quer ficar por dentro, continue seguindo nossos posts 😉

 

Foto: Freepik

Veja também