Tecnologia na construção civil: duas áreas que caminham juntas

Escrito 20/04/2023

Você já se deu conta das transformações pelas quais passamos nos últimos anos por conta da tecnologia? Em todos os setores, os avanços obtidos graças ao “boom” tecnológico são inúmeros e fizeram a humanidade avançar dez anos em apenas dois.

A tecnologia na construção civil desempenha um papel fundamental, já que oferece muitas vantagens em termos de eficiência, precisão, segurança e sustentabilidade. São tantas as contribuições que resolvemos falar sobre elas neste post. Veja a seguir:

 

Tecnologia na construção civil e seus benefícios

Modelagem em 3D, BIM (Building Information Modeling), Drones, Realidade virtual, Impressão 3D e Automatização em geral. Essas são algumas das tecnologias na construção civil que vêm trazendo muitas vantagens.

A primeira delas é o aumento da eficiência: a tecnologia permite que as construtoras possam realizar tarefas com maior precisão e rapidez, o que aumenta a eficiência do processo de construção. Outro benefício é a redução de custos, com o uso de materiais mais eficientes e a otimização de recursos.

Outro ponto é a melhoria da segurança, devido ao uso de softwares que ajudam a identificar riscos na construção antes mesmo que as obras comecem.

 

Mais sustentabilidade com a tecnologia na construção civil 

A tecnologia na construção civil pode ser uma excelente aliada também na busca pela sustentabilidade. O uso de recursos tecnológicos aliados a materiais ecológicos, como o bambu e o aço reciclado, permitem a geração de energia renovável, como painéis solares e turbinas eólicas, contribuindo na redução do impacto ambiental da construção.

Além disso, as novas tecnologias na construção civil permitem o uso de materiais menos poluentes, como tintas à base de água e adesivos de baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC).

Outro ponto importante é que a tecnologia permite que as construções sejam mais eficientes energeticamente, reduzindo o consumo de energia e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Isso pode ser alcançado por meio da utilização de sistemas de iluminação LED, isolamento térmico e sistemas de ventilação natural, entre outros.

Esses são apenas alguns pontos positivos diante de tantas inovações que observamos nos últimos anos.

Quer ficar por dentro das tecnologias na construção civil? Acompanhe nosso Blog!

 

Foto: Freepik

 

 

Veja também