O que é a amortização do financiamento e por que ela vale a pena

Escrito 07/12/2023

Muitas pessoas sonham em ter a casa própria, e um dos caminhos a seguir para concretizar este sonho é realizar o financiamento imobiliário. Por isso, resolvemos dar algumas dicas para facilitar este processo.

Neste post, vamos te contar como funciona a amortização do financiamento e por que vale a pena se organizar financeiramente para agilizá-la.

O que é amortização do financiamento

 

A amortização é a parte do pagamento que reduz o saldo do empréstimo. À medida que você faz os pagamentos mensais, uma parte do valor é aplicada para reduzir o valor principal do empréstimo, ou seja, o valor que você originalmente pegou emprestado.

Isso significa que, ao longo do tempo, o saldo do seu empréstimo diminui até que seja completamente pago.

Por outro lado, os juros são o custo que você paga ao banco pelo privilégio de tomar dinheiro emprestado. A parte restante do pagamento mensal, após a amortização, é usada para cobrir os juros do empréstimo.

Por isso, é importante entender como funciona a amortização do financiamento para criar uma estratégia de pagamento que seja vantajosa para você.

 

Como funciona a amortização do financiamento?

 

Tudo depende do contrato que você possui com o banco. Normalmente, nos financiamentos de imóveis, os empréstimos têm taxa fixa. Portanto, o valor dos juros é sempre o mesmo, calculado sobre o saldo devedor, que vai reduzindo conforme o pagamento de cada parcela.

No início de um financiamento, a maior parte do seu pagamento mensal será direcionada para o pagamento de juros.

Conforme você faz mais pagamentos e o saldo devedor diminui, uma parte maior do seu pagamento é alocada para a amortização do financiamento principal, e uma parte menor é usada para pagar os juros.

Isso significa que, ao longo do tempo, você paga menos em juros e mais na redução do saldo devedor – o que ajuda a quitar o financiamento mais rápido.

 

Qual a melhor maneira de agilizar a amortização do financiamento?

 

Há algumas formas de fazer a amortização do financiamento mais rapidamente.

A mais comum é adiantar as últimas parcelas, que têm menos juros e por isso são muito mais baixas do que as primeiras.

Outra forma vantajosa é se programar para fazer pagamentos adicionais periódicos, reduzindo diretamente o saldo devedor e recalculando as parcelas mensais, para que todas sofram redução.

Embora essa redução não seja tão significativa, esse tipo de amortização do financiamento costuma valer a pena quando o financiamento é recente e os juros ainda estão muito altos.

Se você está pensando em agilizar a amortização do financiamento, converse com um especialista para entender como funciona. E continue seguindo nosso Blog para ficar por dentro desse assunto.

Veja também