Água: Cada gota importa

Escrito 31/03/2021

31/03/2021

 

Por Gabriela Cavalcanti, FSB 

 

Na última semana, inauguramos a estação das frutas e folhas. Já sabe de qual estamos falando? O outono! O início desta época nos traz temperaturas mais amenas, dias mais quentes e noites mais frias. Mas também dá início ao período menos chuvoso na região Sudeste.  

 

Você sabia que 97% dos recursos hídricos do planeta são de águas salgadas e que somente 3% delas são potáveis? Sinal de alerta para economia deste líquido tão essencial para nossa sobrevivência! Além disso, segundo o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde)a cada três pessoas no mundo, uma não tem acesso a água potável. 

 

O Sistema Cantareira, principal reservatório para abastecimento de água as regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas, entra nessa nova estação com 52% do seu volume útil, de acordo com o Portal dos Mananciais da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A capacidade baixa é resultado da falta de chuva e o mau uso da água pela população.  

 

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, tem objetivo de alertar sobre esse recurso finito e deve ser lembrado todos os dias. O uso consciente é dever de todos e não é difícil. Algumas dicas simples quando aplicadas no dia a dia ajudam a salvar a nossa água. Você pode começar hoje mesmo a adotar esses hábitos! Veja só: 

 

→ Tomar banhos rápidos: Esse momento relaxante é o favorito de quase todos os brasileiros, certo? Mas dá para torná-lo ainda mais eficiente e sustentável! Ao se ensaboar, experimente deixar o chuveiro desligado. Além de economizar água e poupar a natureza, sua conta de energia também será menor. 

 

→ Fechar a torneiraNa hora de escovar os dentes, ou fazer a barba. Fique atento também para que elas não fiquem pingando no decorrer do dia 

 

→ Vazamentos: Este pode ser o inimigo principal na economia de água. Observe pontos de vazamento e evite danos ao seu imóvel. 

 

→ Lavar louça: Antes de começar a lavar os pratos, copos e outros utensílios de cozinha, que tal retirar o excesso de sujeira? Assim, fica mais fácil de limpar e não será necessário utilizar muito detergente e água. Não se esqueça de fechar a torneira também enquanto ensaboa. 

 

→ Reutilizar: Você sabia que a água da chuva pode servir para regar as plantas, lavar o quintal ou até para ajudar na limpeza de casa? Aproveite os dias que forem chuvosos coloque um refratário escolha o horário pela manhã ou noite para abastecê-lo. 

 

Na HM, acreditamos que viver o hoje é fazer projetos para amanhã. Então, nada mais justo do que adotarmos atitudes sustentáveis para reduzir o impacto ambiental. Faça a sua parte! 

 

Foto: Freepik

Veja também