Colaboradores do canteiro de obras, em Paulínia, recebem capacitação de ensino personalizado

Escrito 20/05/2022

Colaboradores do canteiro de obras, em Paulínia, recebem capacitação de ensino personalizado 

20/05/2022 

Por Fernanda Ribeiro, da FSB 

 

O canteiro de obras da HM Engenharia em Paulínia, no interior de São Paulo, ganhou neste ano uma sala de aula. Três vezes por semana, 13 profissionais da empresa participam do projeto Alicerce, que tem como principal objetivo a formação e a qualificação de profissionais da construção civil e, claro, torná-los cada vez mais preparados para o mercado de trabalho reduzindo a desigualdade educacional.  

O programa é realizado em parceria com centro educacional Alicerce Educação, empresa que oferece tecnologias para a educação e metodologia de ensino de acordo com as necessidades de cada aluno por meio da identificação das dificuldades individuais em áreas como linguagem, leitura e finanças. Além do ensino de português e matemática, são desenvolvidas ainda habilidades pessoais como relacionamento interpessoal, autocontrole, e trabalho em equipe. Com duração de quatro meses, o programa conta com aulas de uma hora e meia três vezes por semana realizadas no período da manhã, antes do início do trabalho. 

Segundo pesquisa feita pela Câmera Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em setembro de 2021, 77% das empresas do setor estão com dificuldade para contratar mão de obra. Entre as principais causas, o estudo aponta o baixo número de profissionais qualificados para exercer as funções propostas.  

Clelson da Silva Diniz, 25, auxiliar de almoxarife da obra em Paulínia e participante do projeto, conta que a experiência tem sido importante para o aprimoramento de seu conhecimento  e desenvolvimento de novas habilidades pessoais como a comunicação com os seus colegas de trabalho, família e amigos. “O Projeto Alicerce me mostrou habilidades que eu não acreditava ter. Além de aprender e aperfeiçoar o meu conhecimento em matemática e português, a aula de desenvolvimento de habilidades mostra o potencial e a capacidade de crescimento que temos dentro e fora do projeto. É um aprendizado para vida”, disse. 

Ao final do projeto, os participantes receberão um certificado de conclusão. A ideia é que a iniciativa seja ampliada para outras cidades em que a construtora está instalada.  

#HMEngenharia #PilarPessoas #ProjetoAlicerce #Educação

 

Foto: Freepik

Veja também