Cores para a casa: entendendo o significado

Escrito 10/01/2021

Vai pintar seu novo HM ou, simplesmente, está pensando em trocar as cores de casa? Então, você não pode deixar de ler este post antes! Em nossa última publicação aqui no blog, falamos sobre Feng Shui e demos algumas dicas práticas. Agora, vamos nos aprofundar um pouco mais em como os tons que você empregar podem impactar na harmonização e decoração do seu lar.

As cores são um dos principais ingredientes para dar vida, estilo e personalidade aos cômodos de sua casa ou apê. Elas são capazes de mudar completamente um ambiente nos mais variados aspectos. Dependendo do tom que você escolher, por exemplo, sua casa pode parecer mais ou menos ampla. Fora isso, as cores também carregam significados e simbologias, podendo colaborar com a atmosfera que você quer criar nos ambientes.Confira a seguir algumas informações para acertar na hora de definir a paleta de cores de sua casa:

  • Amarelo: O tom está ligado à ideia de concentração e pode ser associado ao conceito de riqueza. Ainda há também a sensação de alerta e aumento de energia. Uma parede amarela pode ser ótima em uma sala de estudos ou espaços de home office, por exemplo, pois ajuda a dar foco e estimula a atenção. A cor também carrega o simbolismo da comunicação e da sabedoria.
  •  Verde: Tranquilidade e saúde são palavras-chave para definir o verde. Por esse motivo, é uma ótima escolha para aplicar nos quartos: transmite sensações de serenidade e bem-estar para um sono revigorante. Outra alegoria que pode ser associada ao tom é a entrada de energias novas. Por isso, se você e sua família estão se mudando para um novo lar, o verde pode ser a escolha certa para as principais paredes da casa ou apartamento.
  • Vermelho: Imagine uma cor que traduz intensidade. Provavelmente, o vermelho é uma das matizes que vieram à sua mente. Realmente, “intenso” é um bom adjetivo para descrever o tom. Além de transmitir calor, muitos também entendem como sendo a cor da fama. Por ser muito forte, é aconselhável não usar em excesso.
  • Rosa: É quase um clichê dizer isso, mas, de fato, o rosa é a cor do amor. Se você quer conferir ternura e aconchego ao ambiente, não pense duas vezes: pode apostar neste tom. Além de ser uma cor delicada, o rosa também traz certa elegância se for aplicado da maneira correta.
  • Azul: A primeira associação que a nossa cabeça faz com que o azul nos remeta à natureza: o céu, as águas do mar ou de um rio. Ideal para segurar os ânimos daquelas pessoas mais agitadas, o azul é a cor da tranquilidade e da serenidade. Os tons mais claros são mais pacíficos, por isso são ideais para decorar um espaço dedicado ao relaxamento, como quartos de crianças. Já o azul escuro remete à sabedoria e à prosperidade, mais propício para cobrir as paredes de uma sala de estudo.
  • Branco: Pode perguntar a qualquer um à sua volta. Nove em cada dez pessoas dirão que o branco é a cor da paz. A décima dirá que é da paz e da pureza! E todos terão razão. Segundo a física, o branco é uma cor pura, que antecede à divisão dos raios de luz coloridos, e, por este motivo, é considerada neutra. Mas engana-se quem pensa que pintar a sala toda dessa cor é uma boa ideia. Um ambiente todo branco pode dar uma sensação de falta de acolhimento ou impaciência. Por isso, a dica é sempre combinar com outras cores.
  • Living Coral: Este é o tom que a Pantone – principal empresa de sistema de cores do mundo – escolheu para ser a tendência de  2019. Isso quer dizer que toda a moda será guiada segundo a Living Coral. Trata-se de uma cor ligada ao conceito de espontaneidade e que pode nos estimular a ter atitudes diante das situações da vida. Já falamos nela anteriormente no post sobre decoração. Confira!

Por fim, nós sabemos que as cores também refletem o estilo de cada pessoa. Por isso, sinta-se sempre livre para arrasar conforme o seu gosto. As informações que oferecemos são apenas para ajudar em caso em dúvida. Se você já pintou sua casa nova (ou decidiu conferir novas cores aos cômodos já pintados anteriormente), mande para a gente ver como ficou nos comentários!

Se quiser encontrar mais dicas sobre estilos e decoração, confira o nosso Pinterest! Estamos também no Facebook e Instagram.

 

Veja também