Feng Shui: a harmonização do lar

Escrito 10/02/2021

Vento e água: na tradução ao pé da letra, é isso que significa a famosa expressão chinesa Feng Shui. Arte milenar, ainda hoje é aplicada nos lares em diferentes lugares do mundo. O objetivo do Feng Shui é trabalhar as energias (ou o chi, como os orientais chamam) que circulam por nossa casa. Basicamente, por meio de algumas técnicas relativamente simples, o chi do seu HM pode emanar de maneira positiva e melhorar a harmonia do ambiente doméstico.

Um dos nossos primeiros posts do ano foi sobre decoração. Com aquela leitura, você aprendeu um pouco mais sobre as tendências de cores, móveis e estilos para aplicar na sua casa nova e arrasar! Agora, você vai entender como aliar sua decoração e a disposição dos seus objetos ao Feng Shui para dar aquele up no astral de casa.

Vamos lá? Está na hora de arrastar os móveis e fazer esse tal de chi trabalhar a favor da sua família! Tome nota:

  • Nós já falamos sobre isso no post de dicas de organização – se ainda não leu, corre lá para conferir! -, mas é sempre bom reforçar: evite ao máximo acumular objetos. Sua casa não é um depósito de coisas sem uso. Além de o acúmulo ser algo esteticamente feio e que impossibilita uma organização prática, ele pode afetar negativamente as energias do seu lar e causar esgotamento emocional. Descarregue suas estantes para não carregar o ambiente! Quanto mais clean, melhor.

 

  • E por falar em acúmulo, também não há motivo para você não jogar fora os objetos quebrados. É claro que, antes, você pode tentar consertar, mas se não der certo… já sabe: é melhor se desfazer. Coisas quebradas podem bloquear as energias positivas.

 

  • Sabe uma coisa super útil e que ajuda a dar um charme no ambiente? Espelhos! E não é só isso, não. Eles também são ótimos para o Feng Shui porque dão amplitude para os ambientes e ajudam a clarear a mente. São perfeitos para a harmonia! E vamos combinar? Ficam muito elegantes quando bem distribuídos pela casa!

 

  • Um outro insight diz respeito a algo que, provavelmente, muitas pessoas já fazem: mantenha sempre a porta do banheiro fechada. Em tempo: a tampa da privada também! Além de ser higiênico, esse hábito é ótimo para manter o chi preservado de outras energias não muito convenientes que podem circular pelo banheiro.

 

  • Tem cheirinho bom, mas nem todo mundo gosta: incenso. Sim, eles também podem harmonizar o ambiente e trabalhar a atmosfera do seu lar. E o legal é que são muitas as opções de aromas com funções variadas: tem para energias de prosperidade, amor, saúde e bem-estar. Escolha o que achar melhor! Mas só use se você não se sentir incomodado com o cheiro e com a fumacinha.

 

  • Deixe a água trabalhar! Água corrente em alguns pontos da casa pode te ajudar com a energia da prosperidade. Para isso, você pode usar cachoeiras artesanais, aquários e outros ornamentos que podem ficar lindos em sua casa!

 

  •  Nada de artefatos muito pesados pendurados pela casa. É altamente desaconselhável que você coloque algo pesado no teto (tipo aqueles ventiladores antigos). Imagine só se cai em cima de você? Já era! Brincadeiras à parte, além do risco de algo cair ser real, ter objetos muito grandes e pesados sobre nós pode gerar ansiedade e falta de concentração.

 

  • Por fim, abra bem as janelas e deixe o ar circular! É bom que o vento passe e dance pelos cômodos, varrendo as energias negativas do lar. Dessa maneira, o ambiente também fica mais arejado!

Como falamos no início do texto, o Feng Shui é uma arte milenar. Suas técnicas são diversas e seu estudo é muito aprofundado. Oferecemos aqui dicas simples e práticas que, sem muitas dificuldades, você consegue aplicar em seu lar.

Se gostarem do tema, há muitos livros e até canais do YouTube que podem te ajudar a se aprofundar nessa arte tão interessante! Caso você já conheça algumas outras técnicas do Feng Shui e queira compartilhar com a gente, escreva nos comentários!

Aproveite para nos seguir nas redes: estamos no Instagram, Facebook e Pinterest!

 

 

Veja também