HM Engenharia destaca mulheres na liderança da empresa

Escrito 23/06/2022

HM Engenharia destaca mulheres na liderança da empresa 

Nesse 23 de junho, Dia Internacional da Mulher na Engenharia, a HM quer homenagear e agradecer às profissionais que fazem da construtora uma das líderes do mercado de engenharia brasileiro.  

 

23/06/2022

Por Carolina Antunes 

 

Nos últimos anos, o mercado de trabalho tem aberto cada vez mais oportunidades para que profissionais mulheres possam se capacitar e demonstrar seus talentos. No ramo da construção civil, a HM se orgulha por fazer parte desse movimento de valorização das mulheres na engenharia. Do canteiro de obras ao escritório administrativo, um incrível time feminino lidera a empresa ao sucesso.  

Hoje, 62,5% dos cargos de diretoria de HM trazem mulheres à frente, o que destaca a empresa quando comparada ao resto do país: segundo a última pesquisa do IBGE, em 2018, as mulheres ocupavam somente 39,1% de cargos gerenciais, enquanto homens preenchiam 60,9% das vagas. Na HM, 46% da equipe de liderança é totalmente composta por mulheres. 

Segundo Jordana Albuquerque, diretora de Gente e Gestão de HM, o crescimento no número de mulheres na construtora é reflexo de um dos principais pilares da HM: a diversidade. “Nós entendemos que é importante termos equipes compostas por profissionais diversos, que possibilitem a riqueza de opiniões, perspectivas e a construção de resultados diferenciados. Trabalhamos para fortalecer a presença e desenvolvimento das nossas mulheres, construindo um ambiente de reconhecimento e valorização para todas elas, conta ela.  

A última pesquisa do Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), realizada em 2020 pelo Ministério do Trabalho, aponta que a participação das mulheres com carteira assinada no segmento da construção civil teve um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior – número que é ainda maior nos corredores e canteiros da HM. 

Hoje, a empresa conta com a experiência de mais de 250 profissionais do gênero, um aumento de 24% em relação ao fechamento do ano passado, em 2021. Além disso, do total de estagiários, 57% são mulheres, e elas ainda ocupam 100% das vagas de aprendizes.   

No canteiro de obras da HM Engenharia, as mulheres representam 14% do total de profissionais, desde engenheiras, administrativas e até técnicas de segurança – dentre elas, Aline Santos, que se destaca como profissional de sucesso. 

Aline, engenheira civil formada há 9 anos e parte da família HM há 8, já esteve no comando de diferentes obras da construtora, mas alcançar esse cargo de liderança não foi fácil. 

Na época de sua formação, dos 100 alunos presentes em sala de aula, somente 15 eram mulheres, e Aline era uma delas. “É um ambiente masculinizado, mas tem melhorado ano após ano. Nós mulheres estamos ganhando espaço. Se eu pudesse voltar atrás, eu faria tudo novamente. Cada esforço no início da minha profissão valeu a pena”, contou.  

Apesar de ter vivenciado alguns desafios no início de sua carreira, como a dedicação para ganhar espaço e confiança de atuação no ambiente de trabalho, hoje Aline tem orgulho de ser a profissional que sempre sonhou. “No começo é desafiador, por sermos mulheres e novas na profissão. É preciso se dedicar e não desistir, aos poucos vamos ganhando força, espaço e a confiança dos nossos colegas de trabalho. É gratificante ser engenheira, nosso trabalho é ajudar as pessoas a realizarem os seus sonhos em ter seu imóvel próprio”, disse. 

 

#HMEngenharia #DiaInternacionalDasMulheresNaEngenharia #Igualdade #TodosSomosHM 

 

Foto: Freepik

Veja também