HousingPact: SmartSíndico busca melhorar gestão de condomínios de baixa renda

Escrito 20/02/2020

Um aplicativo para síndicos de condomínios que, além de ser mais econômico do que a contratação de uma administração tradicional, traz autonomia e agilidade nas tomadas de decisão. Essa é a promessa da startup SmartSíndico. Uma das empresas aceleradas no programa HousingPact, que tem a HM Engenharia como uma das realizadoras, a SmartSíndico busca auxiliar o processo de gestão de condomínios, em especial em regiões de vulneráveis e de baixa renda.

O foco nesse público-alvo reflete a oportunidade de trabalhar com um nicho de mercado ainda pouco explorado, mas que necessita de ferramentas acessíveis para a gestão das demandas da comunidade. “Pelo aplicativo instalado no celular, o síndico vê necessidades como custos e solicitações de moradores em tempo real e toma as medidas necessárias, em qualquer hora e lugar”, explica Guilherme Ribeiro, fundador e Chief Technology Officer (CTO) da SmartSíndico. Outra solução inovadora do app é o uso da inteligência artificial para atendimento a moradores, com repostas automáticas para dúvidas mais frequentes. Atualmente, o app já consegue responder a mais de 200 dúvidas de condôminos, e esse número continua em evolução.

No HousingPact, programa que busca desenvolver soluções para a cadeia estendida da habitação, a SmartSíndico quer ampliar o uso de sua tecnologia para outras modalidades de habitação e buscar sinergias. “Vimos que os problemas de habitação valem para outros tipos de comunidades, loteamentos e bairros. Essa é uma possiblidade de ampliar o nosso atendimento. É o único programa que conheço que tem essa vertente bem social”, conta Guilherme.

A mentoria realizada no HousingPact tem apontado oportunidades. “O fit com as empresas participantes e demais aceleradas é enorme. Com a HM, por exemplo, recebemos vários insights. É uma empresa que sempre olha o impacto social; nossa empresa nasceu disso também e isso engrandece as nossas sinergias”, afirma Guilherme.

Atualmente, 18 empresas participam da primeira fase do HousingPact, programa realizado com o apoio da HM Engenharia e ainda de ArcelorMittal, BASF, CBMM, Duratex, InterCement, Instituto InterCement, Tetra Pak e a Fundação Espaço ECO.

O objetivo é promover impactos sociais positivos a partir de ideias e soluções inovadoras. Os projetos de seis empresas selecionadas para a segunda fase serão implementados na comunidade do Jardim Ibirapuera, uma das regiões mais carentes da cidade de São Paulo. “Os projetos vencedores serão implantados na cidade de São Paulo, mas um de seus benefícios é que poderão ser aplicados em outras regiões carentes do País”, afirma Mariana Roquette, coordenadora do programa.

Quer saber mais sobre este projeto incrível? Confira o nosso último post no blog sobre o assunto.

Veja também