Primeiro imóvel antes dos 30? Sim, é possível

Escrito 23/05/2020

Adquirir um imóvel aos vinte e poucos anos há muito deixou de ser sonho para se transformar em realidade para jovens em busca de independência. Se no passado o acesso a financiamentos e a existência de moradias que atendam às necessidades desse público eram mais restritos, hoje a oferta de crédito a taxas mais convidativas, potencializada por programas como o Minha Casa Minha Vida, e a disponibilidade de apartamentos mais compactos têm levado cada vez mais pessoas a adquirir o primeiro imóvel antes dos 30 anos.

Nos empreendimentos lançados pela HM nos últimos anos, essa é uma tendência que têm se consolidado, como é o caso do assistente de relacionamento Anderson Pereira Vassoler, que adquiriu uma unidade do HM Bem Morar Novo Horizonte, em Campinas, aos 25 anos. “Consegui conquistar meu sonho e adquirir não só a minha casa, mas o meu futuro. Minha expectativa para pegar as chaves está altíssima, pois é o meu primeiro imóvel e é onde vou construir a minha família”, conta Anderson, casado com Camila Andressa Pereira Vassoler, 29 anos.

Para você que achava que esse era um sonho distante, a boa notícia é que, com planejamento, é possível sim entrar para esse clube. Separamos algumas dicas que podem ajudar você a se organizar e a ter um imóvel para chamar de seu.

Corte gastos desnecessários

Sabe aquele salgadinho que você come todos os dias na padaria ou aquele acessório que, se você não comprar, não vai fazer diferença no seu dia-a-dia. Esses gastos não previstos acabam minando o seu salário,. Então, coloque tudo na ponta do lápis e veja o quanto o corte de gastos supérfluos pode significar ao final de um ano. Dinheiro a mais em conta sem fazer muito esforço.

Comprar um imóvel também é um ótimo investimento

Investir em um imóvel é seguro. Diferentemente de uma aplicação, o imóvel é, literalmente, concreto: ele está lá, na sua frente, você pode ver, tocar. É um bem durável e rentável, um patrimônio que, em muitos casos, acaba se valorizando ao longo do tempo.

Saia do aluguel logo de cara

Com uma casa própria, logo de cara você sai do aluguel, se esse for o seu caso.  A vantagem de comprar um imóvel é que você pagará por algo que é seu. Pense como se fosse um investimento. Parece óbvio, mas pagar aluguel significa se preocupar com os constantes reajustes de preço e até com as decisões do seu locatário que, de uma hora para a outra, pode encontrar um comprador interessado ou decidir usar o imóvel para outra coisa, fazendo você voltar a estaca zero. Se o imóvel for seu, você é quem está no controle.

É o seu legado (e da sua família)

Como dissemos, o imóvel é um bem durável. Ele pode abrigar diversas gerações de uma só família – e é o que acontece muitas vezes! Se você quiser, pode vender ou alugar. Se não quiser, ele estará no mesmo lugar o tempo inteiro, e pode ser um legado para você e para os seus filhos e até netos, por que não?

Financiamentos

O momento para adquirir um imóvel está muito favorável. A Caixa Econômica disponibiliza modalidades de financiamento habitacional com dois fatores de correção diferentes: TR e IPCA. Eles atualizam mensalmente o saldo devedor na data de vencimento das prestações. Para mais informações sobre essas modalidades, clique aqui.

E, então, animado? Se você ficou com alguma dúvida ou deseja fazer uma simulação, entre em contato com nossos corretores pelos telefones 4000-1430 (São Paulo, Campinas e Regiões Metropolitanas); 0800-729-6700 (demais localidades).

Veja também