Xô, pernilongo!

Escrito 20/02/2020

Zzzzzzz zzzzzz zzzzz…. aquele zumbido irritante a noite inteira no ouvido, principalmente nas noites quentes de verão, quem aguenta? É inacreditável como um inseto tão pequeno tem o poder de fazer um estrago tão grande em uma noite de sono dos justos. Os pernilongos, além de causar coceira, machucados e alergias, podem ser transmissores de doenças e dor de cabeça. Por isso, é importante não apenas combater, mas evitar que eles se proliferem.

Mas o que fazer? Confira nossas dicas:

  1. Não acumular água em recipientes: A melhor forma de evitar insetos em casa é não facilitar a reprodução deles. As fêmeas colocam ovos em locais com acúmulo de água, por isso, uma limpeza semanal na casa pode impedir o nascimento dos insetos.
  2. Coloque telas nas janelas: Instalar telas nas janelas também é uma ótima opção para impedir a entrada desses seres indesejados. Se você já tomou esse cuidado, é importante verificar os locais constantemente à procura de buracos por onde os insetos menores podem passar. Além disso, o mosquiteiro — que era muito usado por nossos avós — ainda é uma alternativa interessante, principalmente para quem tem crianças em casa.
  1. Repelentes naturais: Tenha em casa plantas como lavanda, alecrim, sálvia, manjericão e citronela. Para quem não pode ter plantas em casa, uma alternativa é comprar repelentes à base de óleo, como os de canela, alecrim, citronela e cravo. O cheiro de incenso e essências também pode ajudar a repelir insetos.

Você sabia?

  • Os pernilongos são capazes de voar a até 50 metros de altura.
  • Eles raramente se afastam mais de 300 metros do local onde nasceram.
  • São as fêmeas que sugam o sangue de mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos. Os machos vivem de néctar ou seivas vegetais.
  • Aquele som irritante emitido pelos pernilongos não é um canto. Ele vem da vibração do bater das asas do mosquito.
  • Os pernilongos se orientam pelo odor do dióxido de carbono e do ácido lático liberados durante a respiração.

Fonte: Guia dos Curiosos

 

Foto: Freepik

Veja também