Canecas, o novo xodó da HM

Escrito 16/06/2020

Seja no escritório ou no canteiro de obras, a HM está sempre em busca de ações que ajudem a reduzir o impacto ambiental e a preservar os recursos naturais. Foi assim no Dia Mundial da Água e tem sido assim com o programa Plantando o Futuro. E agora, para comemorar o primeiro aniversário em nossa nova sede, demos mais um passo: saem de cena os copos plásticos descartáveis e, em seu lugar, surgem canecas super descoladas para água e café que já são o maior xodó aqui no escritório.

A mudança começou no dia 24 de setembro e nessa etapa inicial o maior desafio é conscientizar a equipe sobre a importância de reduzir a geração de resíduos.  “Com as canecas, deixarão de ser consumidos 20 mil copos plásticos por mês. Apesar de ser uma atitude simples, isso mostra o comprometimento de cada um de nós com a sustentabilidade e a preocupação em deixar um mundo melhor para as próximas gerações”, conta Kamila Silva, Assistente Administrativa do departamento de Gente e Gestão, que esteve à frente do projeto. Em um momento em que o debate sobre o uso de plástico descartável ganha força mundialmente, a troca de copinhos por canecas é uma pequena ação que contribui para que todos nós possamos refletir sobre nossas ações no dia a dia, não apenas no trabalho, mas também em nossas casas e em nossa comunidade.

As ações que temos tomado aqui na HM nos faz chegar a uma conclusão: às vezes, ajudar na construção de um futuro mais sustentável pode ser mais fácil do que se imagina. Duvida? Pois vamos provar neste post!

As dicas que separamos abaixo são exemplos de atitudes simples que podem ser aplicadas em nossos lares. Por meio dessas ações, é possível diminuir – e muito – o desperdício em casa. Vamos colocar em prática?

Água
Na hora de lavar a roupa, junte a maior quantidade de peças possível e use a máquina em sua capacidade máxima. Dessa maneira, é possível evitar a quantidade de vezes que se lava roupa por semana. Aproveite também a água da máquina para lavar o quintal ou a calçada.

Lixo
Faça compostagem com sobras de alimentos, isso vai gerar adubo para um jardim bonito e saudável. Pratique coleta seletiva e se não houver este serviço em seu bairro procure um posto de coleta. Separe óleo de cozinha, não o jogue no ralo, pois compromete a rede de água. Existem pontos de coleta específicos somente para este material.

Energia elétrica
Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes que gastam 60% menos energia. Retire os aparelhos da tomada em vez de deixar em standby, pois, mesmo estando desligados, os equipamentos consomem de 15% a 40% de energia.

Transporte
Ande menos de carro. Existem inúmeras opções de transportes sustentáveis (como andar a pé ou de bicicleta, por exemplo), e mais tantas outras opções de transporte coletivo como ônibus, metrô e trem. E sempre que possível dê ou ofereça carona.

Use menos papel
Usar papel significa consumir florestas e ecossistemas inteiros.

Hoje em dia não é necessário o uso de papel impresso, muitas impressões podem ser substituídas pelo uso de tablets, celulares, notebooks e afins. Caso o papel seja mesmo necessário, utilize sempre folhas recicladas. E, ao imprimir, use a frente e o verso.

E aí,  viu só como as dicas são simples? São pequenas atitudes que, se incorporadas em nosso dia-a-dia, podem ter um grande impacto positivo na luta por um mundo mais sustentável! Compartilhe este texto e ajude a divulgar essas práticas! Caso tenha mais dicas, divida com a gente nos comentários do Instagram e do Facebook.

Veja também